Banca de DEFESA: KARINY LUCAS SILVA

DISCENTE: KARINY LUCAS SILVA
DATA: 21/05/2021
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM SOLOS: ESTUDO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Livro didático. Ensino de solos.
ÁREA: Geografia

A ciência geográfica permite que a sociedade compreenda sua interação com o espaço. O componente físico-natural solo está integrado ao espaço junto a sociedade, é de extrema utilidade para a sobrevivência da vida na Terra, evidenciando-se assim, a importância do seu ensino, bem como sua conservação. Na Geografia escolar, o Livro Didático é o principal instrumento utilizado para ensino, proporcionando inicialmente o contato dos alunos com o conteúdo de solo. O objetivo geral que norteou a pesquisa foi estudar a abordagem do conteúdo de solos nos livros didáticos de Geografia aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Para atingi-lo foram propostos os seguintes objetivos específicos: identificar as concepções curriculares para o Ensino de solos na Geografia no 6º ano do ensino fundamental; analisar como o conteúdo solo é abordado no Livro Didático de Geografia; sugerir práticas pedagógicas voltadas para o Ensino de solos no 6ª ano do ensino fundamental, no ensino de Geografia. Considerando-se essa conjectura, utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa com natureza exploratória e descritiva, análise documental, e pesquisa bibliográfica em trabalhos que envolvem a discussão, a saber: Jenny (1941), Brasil (1996), Pinto Sobrinho (2005), Mantovani (2009), Pina (2009), Callai (2010), Castellar (2014), Maciel (2015), Brasil (2017), Govers (2017), Mendes (2017), Brasil (2018), entre outros. Conforme as análises, os resultados apontam que os livros em certos momentos, em suas diferentes discussões, contêm equívocos conceituais, ilustrativos, e que apesar disso, apresentam uma evolução na abordagem dessa temática. Conclui-se que nos livros didáticos analisados o conteúdo solo é apresentado em aspectos pedogenéticos, edáficos, de conservação e no contexto da agricultura. As imagens apresentadas deveriam ser mais bem articuladas com o texto, e estar em concordância com o conhecimento científico. O livro envolve diferentes temáticas, o que torna inviável abordar em poucas páginas todos os aspectos de determinada temática, portanto, a intenção não é apontar qual o melhor ou pior livro.

Presidente - 1300002 - GUSTAVO SOUZA VALLADARES
Interno - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo à Instituição - MARIA LUZINEIDE GOMES - UESPI
Externo à Instituição - JOSE FALCAO SOBRINHO - UVA