Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO CARLOS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO CARLOS DOS SANTOS
DATA: 19/05/2014
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE VIDEO II - CCHL
TÍTULO:

ESTUDO GEOAMBIENTAL DA OCORRÊNCIA DE CASOS DE MALÁRIA NO PIAUÍ. ESTUDO DE CASO: CAMPO LARGO DO PIAUÍ E PORTO 2002 A 2013.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Malária. Geoambiente. Epidemiologia. SIG. Distribuição Espacial. Piauí.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

A malária é uma doença infecciosa, aguda, febril transmitida pela picada da fêmea de mosquito do gênero Anopheles. A malária é uma doença de importância epidemiológica da região norte do Brasil por apresentar uma elevada incidência e potencial de gravidade. A população que vive em condições precárias de habitação e saneamento nesta região é a mais suscetível a contrair a doença causando perdas sociais e econômicas em suas vidas. A malária no Piauí nos últimos doze anos tem acometido pessoas principalmente residentes na área rural, sendo pouquíssimos os casos ocorridos na zona urbana dos municípios. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal realizar o estudo geoambiental e ecoepidemiológico da ocorrência de casos de malária autóctone no estado do Piauí, durante o período do ano de 2002 a 2013. Bem como, modelar com o uso de Sistema Informação Geográfica (SIG), as áreas de risco nos municípios de Campo Largo do Piauí e Porto – PI, locais onde ocorreu o maior surto de malária (ano de 2004) da série histórica estudada. A Metodologia utilizada seguiu o método observacional descritivo com a natureza quantitativa e qualitativa, onde em suas etapas as hipóteses e a problemática se relacionaram com os resultados. Os primeiros resultados da pesquisa mostrou que o padrão de distribuição espacial dos casos de malária está concentrado na porção noroeste do estado margeando o rio Parnaíba. Diante da análise dos dados conclui-se que a distribuição espacial dos casos de malária no Piauí mostra que cerca de 30% do total de seus municípios estão localizados e aglomerados em áreas vulnerável e receptiva para referida enfermidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 423457 - CARLOS HENRIQUE NERY COSTA
Presidente - 1300002 - GUSTAVO SOUZA VALLADARES
Externo à Instituição - IZABELLA CABRAL HASSUM - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 05/05/2014 09:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 16/04/2024 17:49