Notícias

Banca de DEFESA: THIAGO FERREIRA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO FERREIRA RODRIGUES
DATA: 13/10/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: A combinação de inseticidas no tratamento de sementes de soja com diferentes populações de plantas, afetam a dinâmica populacional de pragas e as características agronômicas da cultura?
PALAVRAS-CHAVES: Glycine max; percevejo marrom; controle químico.
PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

No decorrer do processo produtivo da soja podem ocorrer inúmeros insetos pragas que podem reduzir o estande de plantas, área foliar e produção. Dentre as medidas empregadas no manejo de pragas, busca-se conciliar o aumento da população de plantas com o tratamento de sementes com inseticidas. O objetivo foi avaliar o efeito do tratamento de sementes com inseticidas em diferentes populações de plantas em comparação com a utilização da soja geneticamente modificada (soja Bt), sobre a dinâmica populacional das principais pragas de ocorrência no Cerrado piauiense. O experimento foi realizado na área experimental da Fazenda Celeiro Sementes, durante as safras 2015/2016 e 2016/2017. O experimento foi montado e conduzido em delineamento em blocos casualisados em esquema fatorial 4x3+1+1x3 [quatro princípios ativos de inseticidas (Abamectina, Clorantraniliprole, Fipronil e Imidacloprido + Tiodiocarb); três doses (D1 75% da dose recomendada, D2 dose recomendada e D3 125% da dose recomendada; mais duas testemunhas, sendo um Cultivar de soja Bt (intacta) e a outra Cultivar de soja RR tratada com agua; e três populações de plantas (P1:14 plantas/metro; P2:17,5 plantas/metro; P3:21 plantas/metro)], com 42 tratamentos e quatro repetições. A partir de V3 foi realizada a amostragem da densidade populacional de pragas através do método do pano de batida. Também foram feitas analises referentes as características agronômicas da cultura: teste de germinação, emergência das plântulas em campo, redução de estande de plantas, produtividade e peso de 1000 sementes. Ao analisar os resultados obtidos foi constatado que durante o ciclo de desenvolvimento da cultura ao longo dos dois anos as principais pragas que ocorreram foram: Anticarsia gemmatalis, Chrysodeixis includens, Spodoptera sp., Helicoverpa armigera, Elasmopalpus lignosellus e o percevejo-marrom, Euschistus heros.  Chrysodeixis includens foi o inseto-praga com maior nível de infestação durante as duas safras.   Sendo que os inseticidas utilizados no tratamento de semente não apresentaram eficiência no controle de pragas, bem como não afetaram a germinação, emergência, redução de estande e produtividade. Mesmo que o tratamento de sementes com Abamectina proporcione maior PMS, indica-se a utilização da soja Bt por diferenciar-se de todos os tratamentos de sementes utilizados, com resultados satisfatórios em relação a ocorrência de lagartas e produtividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA MARIA MAPELI - UFOB
Externo à Instituição - KELLEN MAGGIONI - NENHUMA
Presidente - 1494669 - LUCIANA BARBOZA SILVA
Notícia cadastrada em: 02/10/2017 11:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 20:03