Banca de QUALIFICAÇÃO: KATHIA RAQUEL LOPES FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHIA RAQUEL LOPES FONSECA
DATA: 26/02/2018
LOCAL: BOM JESUS-PI - SALA DE REUNIÃO (PRÉDIO CENTRAL-UFPI/CPCE)
TÍTULO: Fitomassa, acúmulo de nutrientes e alterações na qualidade química de um latossolo sob semeadura direta de soja em diferentes sistemas de produção em cerrado matogrossense.
PALAVRAS-CHAVES: ciclagem de nutrientes, Glycine max, manejo do solo, plantio direto
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia

Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos dos sistemas de produção de soja, utilizando culturas anuais e/ou plantas de cobertura semeada em safrinha, na produção de fitomassa da parte aérea e acúmulo de nutrientes no tecido vegetal, nas alterações dos atributos químicos do solo, produtividade de grãos de soja, e verificar a correlação entre as variáveis nos diferentes sistemas de cultivo e em três profundidades de estudo (0-5, 5-10 e 10-20 cm do solo). O experimento, foi em delineamento de blocos ao acaso, realizado em Latossolo Vermelho distrófico, em nove sistemas de cultivo. Foram avaliados: produção de fitomassa seca das plantas de cobertura, acúmulo de nutrientes da parte área das plantas de cobertura, produtividade de grãos de soja, e alterações nos atributos químicos do solo na safra de 2015/2016. O uso de Urochloa ruzizienses solteira proporcionou maior produção de fitomassa seca (FS), e foi o sistema que apresentou melhor resultado no acúmulo de nutrientes. O N e o P são os nutrientes mais acumulados em todos os sistemas de cultivo. O aumento de MO elevou os teores de Ca, Mg, P e K na camada superficial do solo. A produtividade de grãos de soja apresenta melhor desempenho com uso de Crotalaria spectabilis. A correlação de Pearson demonstrou elevada correlação positiva entre os teores de MO e Ca, Mg, P, K, CTC do solo e acúmulo de nutrientes; Correlação positiva entre FS e acúmulo de nutrientes; Correlação positiva entre a produtividade e o teor de P no solo.

Externo ao Programa - 2231082 - JULIAN JUNIO DE JESUS LACERDA
Presidente - 986.520.871-72 - LEANDRO PEREIRA PACHECO - UFMT
Externo ao Programa - 964.478.184-87 - SAMMY SIDNEY ROCHA MATIAS - UESPI
Notícia cadastrada em: 21/02/2018 11:37