Notícias

Banca de DEFESA: ANTÔNIO AFONSO SOUSA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTÔNIO AFONSO SOUSA DO NASCIMENTO
DATA: 29/01/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/vjb-uaar-duy
TÍTULO: Extratos vegetais no controle de fungos fitopatogênicos de espécies agrícolas de importância econômica
PALAVRAS-CHAVES: subprodutos botânicos, controle fitossanitário, Momordica charantia, Maclura tinctoria, Macrophomina phaseolina.
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitossanidade
ESPECIALIDADE: Defesa Fitossanitária
RESUMO:

O uso indiscriminado de agrotóxicos tem gerado diversos problemas para a saúde humana e ao meio ambiente, instigando o desenvolvimento de sistemas de cultivo mais sustentáveis, e, consequentemente, menos dependentes do uso de defensivos agrícolas. Dentre estes métodos, uma linha que se apresenta promissora é a utilização de extratos vegetais no controle alternativo de fitopatógenos. O presente trabalho consistiu em avaliar os efeitos de extratos de plantas antagonistas no controle de fungos fitopatogênicos de espécies vegetais agrícolas de importância econômica. Foram realizados ensaios in vitro utilizando os extratos das espécies melão de São Caetano (Momordica charantia) e moreira (Maclura tinctoria) frente aos fungos fitopatogênicos Lasiodiplodia theobromae, Sclerotium delphinii e Macrophomina phaseolina, e ensaios in vivo, em casa de vegetação, com extrato de melão de São Caetano contra M. phaseolina inoculado em feijão-fava. Nos ensaios in vitro, o extrato de melão de São Caetano destacou-se na inibição do crescimento dos três fungos testados, enquanto o extrato de moreira apresentou melhor desempenho contra L. theobromae e M. phaseolina. Nos ensaios in vivo, quando plantas de feijão-fava, infectadas com M. phaseolina, foram tratadas com extrato de melão São Caetano, observou-se o aumento em alguns parâmetros de crescimento da planta, comparado ao tratamento com o fungicida comercial. A utilização destes extratos abre uma nova perspectiva no controle alternativo de fungos fitopatogênicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3015136 - FRANCISCA DIANA DA SILVA ARAUJO
Externo ao Programa - 1741169 - ADRIANA MIRANDA DE SANTANA ARAUCO
Externo ao Programa - 3163746 - WEVERSON LIMA FONSECA
Externo à Instituição - RAFAELA SIMAO ABRAHAO NOBREGA - UFRB
Notícia cadastrada em: 25/01/2021 07:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 08:48