Banca de DEFESA: RAFAEL PIRES VELOSO

DISCENTE: RAFAEL PIRES VELOSO
DATA: 23/05/2017
LOCAL: Auditório do Hospital Universitário Federal do Piauí
TÍTULO: MONITORIZAÇÃO DOS EFEITOS ADVERSOS AO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO EM PORTADORES DA RETOCOLITE ULCERATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Doença inflamatória intestinal, reação adversa a medicamento, sistema de notificações em vigilância sanitária.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
SUBÁREA: Análise e Controle de Medicamentos

A Retocolite Ulcerativa é uma enfermidade definida por uma inflamação crônica que compromete exclusivamente a mucosa colorretal. O objetivo geral do trabalho foi realizar uma busca ativa, através do estudo de prontuários arquivados de Outubro/2004 até Julho/2016, de reações adversas aos medicamentos utilizados no tratamento da Retocolite Ulcerativa (RCU) em pacientes que utilizam ou utilizaram o serviço do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da UFPI e foi feita a partir de um estudo descritivo, observacional, retrospectivo, iniciado em julho de 2015 e buscou identificar e notificar as RAMs provocadas por fármacos utilizados no tratamento da RCU de uma coorte de 220 pacientes portadores desta doença, que tinham seus prontuários arquivados no Serviço de Regulação do HU-UFPI. Foram feitas 79 notificações de suspeitas de RAMs ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (NOTIVISA-ANVISA) em site próprio sendo registrado nessas notificações 128 possíveis RAMs. O perfil de pacientes do presente estudo foi de indivíduos sem prevalência de gênero, etnia parda, graus de escolaridade, profissões e estado civil variados. Os fármacos suspeitos de causar RAMs nos portadores de RCU foram: sulfassalazina, mesalazina, prednisona, azatioprina, Infliximabe, duloxetina, isoniazida, ferro elementar e clonazepam. Houveram 72 reações adversas suspeitas para mesalazina, 36 para azatioprina, 10 para prednisona, 3 para duloxetina e para os fármacos infliximabe, isoniazida, ferro elementar, clonazepam e sulfassalazina houve 1 reação suspeita cada substância. Das 79 notificações feitas ao NOTIVISA-ANVISA, 3 foram consideradas como “Concluída”, 2 notificações estão classificadas como “Enviada” e 74 estão como “Em agrupamento”, classificações que o Sistema de Notificação faz para as reações suspeitas investigadas.

Presidente - 3302639 - LUCIANO DA SILVA LOPES
Interno - 1350350 - MARIA DAS GRACAS FREIRE DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 4546016 - HILRIS ROCHA E SILVA
Externo à Instituição - ROSEMARIE BRANDIM MARQUES - UESPI