Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS FLÓRO DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS FLÓRO DA SILVA COSTA
DATA: 11/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa Remota
TÍTULO: Avaliação da atividade antimicrobiana de para-amino chalconas e sua ação moduladora da resistência à norfloxacina em staphylococcus aureus.
PALAVRAS-CHAVES: Chalconas; Resistência microbiana; Inibidores de bomba de efluxo; Fluoroquinolonas.
PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Infecções causadas por cepas microbianas multirresistentes têm se tornado cada dia mais prevalentes, motivando o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas. As chalconas são compostos pertencentes a classe dos flavonóides de cadeia aberta e apresentam inúmeras atividades biológicas, atividades como anticâncer, antimalárico, anti-inflamatório e antimicrobiano. O presente estudo teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana de uma série de novas para-amino chalconas sintéticas contra diferentes microrganismos, bem como investigar o efeito destes compostos na atividade da Norfloxacina contra uma cepa de Staphylococcus aureus resistente devido à superexpressão da bomba de efluxo NorA. Foram realizados ensaios de microdiluição para determinação da concentração inibitória mínima (CIM) contra Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Candida albicans. Para avaliar a atividade moduladora da resistência a Norfloxacina, a CIM deste antibiótico foi determinada na ausência e na presença dos diferentes derivados em concentrações subinibitórias. Os resultados indicaram que as para-amino chalconas não apresentaram atividade antimicrobiana intrínsica relevante contra as cepas testadas (CIM ≥1024 µg/mL). Por outro lado, o composto de referência CPABENZ, bem como os derivados CPAFURF, CPA4Cl, CPAANISAL e CPAETOX, foram capazes de potencializar a atividade da Norfloxacina contra a cepa SA1199-B. O composto CPAETOX foi o composto que exibiu maior atividade moduladora da resistência à Norfloxacina, reduzindo a CIM deste antibiótico de 64 para 8 µg/mL. Resultados mais significativos foram obtidos nos ensaios de modulação da resistência ao brometo de etídio, sugerindo que as novas amino-chalconas testadas atuam possivelmente como inibidores de bombas de efluxo, uma vez que este é o único mecanismo de resistência conhecido para o brometo de etídio. Análises de docagem da CPAETOX com a bomba de efluxo NorA de S. aureus indicaram que a CPAETOX interage com os resíduos Gln51, Asn340, Phe16, Ile136, dificultando a ligação tanto da Norfloxacina quanto do brometo de etídio nesta proteína. Estes resultados sugerem que CPAETOX pode atuar como um inibidor competitivo da bomba de efluxo NorA e tem potencial de ser aplicado como um adjuvante da Norfloxacina no tratamento de infecções resistentes causadas por S. aureus superprodutores de NorA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1549662 - HERCILIA MARIA LINS ROLIM
Interno - 1313503 - HUMBERTO MEDEIROS BARRETO
Externo ao Programa - 1458815 - JOSIE HAYDEE LIMA FERREIRA PARANAGUA
Interno - 2199134 - MARCILIA PINHEIRO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 04/08/2022 08:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 11:59