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Banca de DEFESA: DJANE OLIVEIRA DE BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DJANE OLIVEIRA DE BRITO
DATA: 30/06/2021
HORA: 14:30
LOCAL: remoto
TÍTULO: PROJETO LOGOS II: a formação de professores leigos no Piauí (1976-2001)
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Professores leigos. Projeto Logos II. Módulos de ensino. Educação a Distância.
PÁGINAS: 314
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Este estudo trata sobre a formação de professores leigos no Piauí, no Projeto Logos II, entre os anos de 1976 a 2001. Refere-se a uma formação a distância que utilizou módulos de ensino como recurso didático indispensável à realização do Projeto. O recorte temporal inicial é 1976 (começo da execução do Projeto Logos II no Piauí), e 2001 o recorte temporal final (último ano em que foram encontrados dados de “controle de frequência” referentes ao município de Valença do Piauí). O recorte espacial é o Piauí, um dos estados onde foi implantado o Projeto no país. Tem como objetivo geral analisar como o Projeto Logos II concebia e efetuava a formação de professores leigos no Brasil, e particularmente no Piauí entre 1976 e 2001, por meio da utilização de módulos de ensino como recurso didático. Os objetivos específicos são: i) caracterizar a formação de professores no contexto da expansão da escolarização primária e do ensino de 1º Grau no Brasil e identificar o professor leigo brasileiro e o piauiense; ii) situar o Projeto Logos II nas políticas educacionais brasileiras para a formação de professores leigos; iii) conhecer como se deu a formação de professores leigos que utilizava módulos de ensino como recurso didático no Projeto Logos II; e iv) analisar a potencialidade dos relatórios de sessões de microensino em revelar especificidades sobre o Projeto Logos II no Piauí. É uma pesquisa situada no âmbito da História da Educação e intenta responder, dentre outras, à questão: “Como o Projeto Logos II concebeu a formação de professores leigos no Brasil, e particularmente no Piauí entre 1976 e 2001, no contexto das políticas de formação de professores implementadas à época?”. A construção do referencial teórico se alicerça em: Pasquale (1966), Wouk (1973), Sant’Anna (1979), Souza (1981), Stahl (1981, 1986), Gondim (1982), Haddad (1987), Haddad; Siqueira; Freitas (1989), Barreto (1991), Rodrigues (1999), Lourenço Filho (2001), Moore e Kearsley (2007), Alves (2009), Barreto (2009), Del Bianco (2009), Germano (2011), Franco (2012) e outros. Utilizamos como fontes: documentações oficiais, legislações, módulos de ensino, relatórios de sessões de microensino, além dos discursos de colaboradores – professores-cursistas e Orientadores da Aprendizagem (OA) que participaram do Projeto Logos II no Piauí no período em referência – obtidos por meio da história oral. Do estudo empreendido, dentre as conclusões alcançadas, constatamos que o Projeto Logos II, entre 1976 e 2001, concebeu a formação profissional de professores-leigos no Brasil, e de modo particular no Piauí, pela via do treinamento emergencial em serviço, uma resposta à decisão política tomada à época, que estava vinculada a investimentos financeiros de pequena monta (baixo custo). Implantou-se, assim, um modelo pedagógico de cunho tecnicista, centrado na formação de professores mais eficientes por meio da aquisição de habilidades específicas de ensino, considerado pela esfera governamental como compatível com a habilitação de profissionais da educação, a nível de 2º Grau, para lecionar até a 4ª série do 1º Grau.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - ROSA FÁTIMA DE SOUZA CHALOBA - UNESP
Externo à Instituição - VIRGÍNIA PEREIRA DA SILVA DE ÁVILA - UPE
Externo à Instituição - Maria Inês Sucupira Stamatto - UFRN
Notícia cadastrada em: 02/06/2021 16:20
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