Banca de QUALIFICAÇÃO: ITALO CÉSAR SOUSA DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ITALO CÉSAR SOUSA DUARTE
DATA: 31/01/2023
LOCAL: Conferência
TÍTULO: A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ, GOVERNADOR DIRCEU MENDES ARCOVERDE
PALAVRAS-CHAVES: Epistemologia; Prática docente; Escola; Colégio Militar
ÁREA: Educação

O Colégio  Militares são um órgão da instituição Polícia Militar, que presta serviço educacional e social a toda a comunidade, objetivando uma educação com disciplina, proporcionando ao educando uma formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, autorrealização e preparo para o exercício consciente da cidadania. No Piauí o colégio da Polícia Militar do Piauí, foi fundado em março de 1978, instituído em Decreto-Lei de 24 de agosto de 1978  tendo como primeiro gestor o policial militar, Coronel José Rodrigues Alves. Esta pesquisa, desenvolvida no interior do Curso de Mestrado em Educação do PPGEd/UFPI e no Âmbito do NIPEEPP,  tem como objetivo Conhecer  a epistemologia da prática pedagógica do Colégio da Polícia Militar do Piauí, Governador Dirceu Mendes Arcoverde. Para tornar possível a execução desta pesquisa optamos pela abordagem qualitativa, Bogdan (1982 apud TRIVIÑOS, 1987, p. 128-130) uma vez que a fonte direta de dados é o ambiente natural. O aporte teórico da pesquisa está estruturado sob a luz das concepções de Coulon (1995), Gil (2010), Morin (1997), Novoa (2001), Perrenoud (2003), Freire (1986), Minayo (2000), Triviños (1987). O lócus da pesquisa será o CETI – Governador Dirceu Mendes Arcoverde – Colégio da Polícia Militar do Piauí, e as técnicas utilizadas para coleta de dados serão a entrevistas e observação participante. Quanto aos participantes da pesquisa serão 5 professores de uma disciplina de cada área do conhecimento, sendo 1 professor da disciplina de português – área de linguagens, 1 de matemática – área de matemática e seus códigos, 1 da disciplina de história – área de humanas, 1 da disciplina de biologia – área de natureza e 1 professor da disciplina de Instrução Geral, que é uma disciplina militar e é um policial militar que ministra a disciplina, professores efetivos, com maior carga horária e maior tempo de serviço na instituição. O presente estudo surge como contribuição para uma compreensão maior acerca da epistemologia da escola, alargando o campo da epistemologia da prática profissional.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 010.623.404-85 - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN