Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE DE SOUSA SERAFIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELE DE SOUSA SERAFIM
DATA: 31/01/2023
LOCAL: WEBconferência
TÍTULO: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PROFº VALTER ALENCAR
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Fundamental; epistemologia; escola; educação
ÁREA: Educação

Este trabalho tem como objeto de estudo epistemologia da escola de ensino fundamental anos finais na contemporaneidade e surde de estudos realizados no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP) – UFPI. O objetivo é analisar a epistemologia da escola de ensino fundamental ano finais na contemporaneidade, vale salientar como parte importante da pesquisa, que o lócus da pesquisa e delimitação ser o ensino fundamental anos finais, deve-se ao fato de que esse público alvo desta fase, passam por inúmeras mudanças, ao qual esses alunos experimentam as transformações corporais, fisiológicas, hormonais e até questões que se desenvolvem moralmente, além disso as transformações entrelaçam também por questões sociais, inclusive as formas de relações com o outro, com o mundo na sua totalidade, é nesse sentido que a escola deve ter uma grande responsabilidade na formação desses educandos, tendo em vista que de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, as principais mudanças no Ensino Fundamental – anos finais, vêm da necessidade de desenvolver dentro das escolas, conhecimentos, habilidades, atitudes e  valores considerados essenciais para o século XXI, principalmente por considerar esses alunos, entre a fase de pré-adolescência e início da adolescência, período delicado e delimita atenção redobrada. Especificamente pretendemos: Caracterizar os saberes da escola de ensino fundamental – anos finais; de modo que apresentamos informações que permitem situar sore a temática. A naturez ada investigação é qualitativa, e a produção dos dados baseada nas técnicas do questionário, da entrevista e da observação participante, organizados e  analisados com o auxilio de Bardin ( 2007). Os resultados servirão para refletir sobre a organização da educação ofertada pela escola dos anos finais do ensino fundamental.

Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2175907 - MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA
Externo ao Programa - 010.623.404-85 - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN