Notícias

Banca de DEFESA: JACKS RENAN NEVES FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACKS RENAN NEVES FERNANDES
DATA: 16/10/2018
HORA: 19:00
LOCAL: Sala do Mestrado/ CMRV
TÍTULO: Aplicativo móvel de realidade aumentada - NitLabEduca facilita o processo de ensino-aprendizagem em neuroanatomia
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem móvel, Aplicativo móvel, Realidade aumentada, Educação em saúde e Neuroanatomia.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

A educação em saúde é uma das áreas do conhecimento em que a tecnologia de realidade aumentada (RA) é mais difundida e tem sido considerada como facilitador para o aprendizado. Na literatura, ainda são escassos estudos sobre RA móvel no ensino-aprendizagem em neuroanatomia. Nesse sentido, foi implementado um aplicativo móvel com a tecnologia de RA para o estudo da medula espinal - NitLabEduca, com exploração interativa de modelos giratórios 3D em escala macroscópica, conteúdo teórico de suas especificidades, animação e simulação quanto à fisiologia do sistema. Para investigar os efeitos causados no processo de aprendizagem, foram selecionados cinquenta e quatro indivíduos compondo dois grupos, controle e experimental. No primeiro momento, o grupo controle utilizou material impresso e o experimental o NitLabEduca e no segundo momento, os grupos foram contrabalanceados. Além disso, foi utilizado a Escala de Usabilidade do Sistema (EUS) afim de avaliar o nível de aceitação de uso do sistema. Também foi aplicado um questionário complementar com o objetivo de verificar o nível de adesão ao uso de aplicativos móveis no ensino superior. Nos resultados dos efeitos do NitLabEduca na aprendizagem, observou-se que os participantes, tanto do grupo com e sem conhecimento, que iniciaram com o aplicativo e terminaram com texto tem maior número de acertos no teste (p<0,001). Na avaliação da EUS observou-se a média de 70, demonstrando que o NitLabEduca tem boa usabilidade. Nos resultados do questionário complementar foi observado que 85% dos participantes do grupo com conhecimento declararam não ter identificação com a disciplina e 31% não entenderam melhor após usar o NitLabEduca para estudo. Contudo, 75% do grupo sem conhecimento se identificaram com o ensino de neuroanatomia e 78% entenderam que após uso do NitLabEduca aprimoraram o conhecimento em neuroanatomia. Conclui-se que a tecnologia do NitLabEduca além de complementar o aprendizado em neuroanatomia é um aplicativo de boa aceitação conforme a escala de usabilidade de sistema.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 015.753.933-44 - ARIEL SOARES TELES - IFMA
Externo ao Programa - 3870578 - FERNANDO LOPES E SILVA JUNIOR
Presidente - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Interno - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Notícia cadastrada em: 19/09/2018 11:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 09/12/2024 10:31