Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINA NAYARA DE ARAÚJO VAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SABRINA NAYARA DE ARAÚJO VAL
DATA: 02/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do Mestrado
TÍTULO: TAREFA DE MEMÓRIA DE TRABALHO EM UM AMBIENTE VIRTUAL MODIFICA A ATIVIDADE ELÉTRICA CORTICAL DA VARIÁVEL POTÊNCIA ABSOLUTA DA BANDA ALFA E BETA?
PALAVRAS-CHAVES: Eletroencefalograma. Realidade Virtual. Memória de Trabalho
PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A realidade virtual (VR) devido a capacidade de fornecer cenários realistas e complexos, torna-se uma ferramenta promissora para abordar as limitações na educação, na reabilitação motora e cognitiva de diferentes patologias , mas há pouca evidência na literatura como repercutem eletrofisiologicamente um ambiente virtual associado a uma tarefa de memória de trabalho (MT) e como podem alterar a atividade cerebral em áreas corticais específicas. O objetivo deste estudo foi averiguar o desempenho e as modificações eletrofisiológicas sobre a variável potência absoluta da banda alfa e beta ocasionados em indivíduos submetidos a realidade virtual em um treinamento de memória de trabalho. Além disso, o eletroencefalograma (EEG) foi utilizado para obter uma medida direta do processamento cognitivo durante o treinamento. A pesquisa consistiu em um procedimento crossover, que ocorreu em 2 dias consecutivos com 10 voluntários, a qual todos participaram das duas condições de treinamento. Na análise da interação, entre condições e área, foi possível observar efeito positivo do treinamento em ambiente virtual na atividade eletroencefalográfica, e no desempenho do treinamento em ambiente virtual foi evidenciado maior número de acertos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2009986 - GILDARIO DIAS LIMA
Interno - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Presidente - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Notícia cadastrada em: 13/06/2019 14:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 16/04/2024 07:50