Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDELAN ARNALDO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDELAN ARNALDO SILVA
DATA: 27/08/2018
LOCAL: Auditório 02 da pós graduação do CPCE
TÍTULO: Produção e qualidade de mini tomate submetido a estresse salino no transplantio e aplicação de silício em fertirrigação
PALAVRAS-CHAVES: Solanum lycopersicum, Sweet Grape, sais fertilizantes, número de frutos, biomassa
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Engenharia Agrícola
SUBÁREA: Engenharia de Água e Solo
ESPECIALIDADE: Irrigação e Drenagem

Os resíduos de sais fertilizantes no substrato para cultivo de hortaliças em ambiente protegido pode muitas vezes vir a ser um problema já que, devido ao seu elevado custo, muitos produtores optam por sua reutilização visando a diminuição dos custos de cultivo principalmente em culturas de alto valor agregado como o mini tomate do tipo “grape”, sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos dos diferentes níveis iniciais de salinidade na solução do substrato no momento do transplantio juntamente com o uso de silício em fertirrigação nos parâmetros produtivos e na qualidade dos frutos do mini tomate cultivado em vasos sob ambiente protegido. Este trabalho foi conduzido na área experimentas da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Professora Cinobelina Elvas – CPCE. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados em esquema fatorial 6 x 2, com 4 blocos, sendo o primeiro fator seis níveis iniciais de salinidade (CE1 = 1 dS m-1; CE2 = 2 dS m-1; CE3 = 3 dS m-1; CE4 = 4 dS m-1; CE5 = 5 dS m-1; CE6 = 6 dS m-1) e o segundo fator dois tipos de manejo (M1 = fertirrigação sem silício; M2 = fertirrigação com adição de silício). Analisou-se a biomassa fresca e seca da parte aérea e raiz, além do número de frutos, peso total de frutos e os fatores relacionados a qualidade dos frutos. Com base nos resultados, a aplicação de silício em fertirrigação diminuiu consideravelmente a produtividade do mini tomate, porém aumentou consideravelmente a biomassa da raiz não tendo o manejo influenciado na maior parte dos parâmetros relacionados a qualidade de frutos.

Presidente - 1979669 - EVERALDO MOREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1342777 - RAFAEL DE SOUZA MIRANDA
Externo ao Programa - 3039736 - RODRIGO FONSECA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 20/08/2018 16:09