Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO CARLOS ROCHA DOS ANJOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO CARLOS ROCHA DOS ANJOS
DATA: 28/03/2014
LOCAL: Auditório da Embrapa Meio Norte, Teresina /PI
TÍTULO:

Dinâmica da água e temperatura em solo cultivado com cana-de-açúcar sob diferentes níveis de palhada

PALAVRAS-CHAVES:

Saccharum officinarum L, umidade do solo, balanço hídrico, plantio direto.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Física do Solo

A cana-de-açúcar é uma cultura com alta produção de matéria seca com elevada expressão na economia e história do Brasil. Além de exercer papal relevante na redução do efeito estufa de maneira direta (adição de carbono e melhoria das qualidades do solo) e indireta (em substituição parcial ou total da gasolina pelos motores). Sendo assim, surge a necessidade de estabelecer o nível de palhada em cobertura do solo que proporcione melhor disponibilidade de água no solo, menor oscilação da temperatura do solo, maior produtividade de colmos e melhor qualidade tecnológica da cana-de-açúcar nas condições edafoclimáticas da microrregião de Teresina, Piauí. Com o uso do equipamento TDR (reflectométria no domínio do tempo), com dados de estação agrometereológica e com termopare tipo T serão acompanhados a dinâmica da água e a temperatura de um PLINTOSSOLO ARGILÚVICO nas condições Ambientais e de cultivo da Usina Sucroalcooleira Comvap, localizado no município de União-PI, coberto com diferentes níveis de palhada da própria cana cultivada na fazenda. Além disto, será também avaliado o efeito destes tratamentos no crescimento, produtividade e qualidade do caldo da cana.

Presidente - 304.796.653-20 - ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR - USP
Externo à Instituição - EDSON ALVES BASTOS - EMBRAPA
Interno - 1979669 - EVERALDO MOREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 13/03/2014 14:28