Banca de DEFESA: LEANDRO DOS SANTOS SOARES

DATA: 26/02/2015
LOCAL: Sala 2 PPGSNP CPCE UFPI
TÍTULO:

PRODUÇÃO DA SOJA E ATRIBUTOS QUIMICO DE SOLO EM RESPOSTA A FERTILIZANTES MINERAIS E ORGANOMINERAIS

PALAVRAS-CHAVES:

solos ácidos, adubação fosfatada, Glicime max

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Fertilidade do Solo e Adubação

O Cerrado, mesmo com solos de baixa fertilidade, representa elevada importância dentro do cenário agrícola brasileiro visto, a grande produção de grãos em especial a soja. Nessas regiões, o fósforo (P) é um dos nutrientes que mais limita o crescimento e a produção das culturas. Devido ao elevado grau de intemperismo desses solos e à alta capacidade sortiva desse nutriente às cargas elétricas positivas, presentes nos oxidróxidos de ferro e alumínio, o que resulta em baixa disponibilidade às plantas. Uma alternativa para aumentar a eficiência da adubação fosfatada nesses solos é a utilização de fontes mais eficientes, como os fertilizantes organominerais granulados, resultantes da mistura de uma fonte mineral de P com fontes de matéria orgânica, que possibilita redução de perdas e aumento da biodisponibilidade de P, além de determinar doses adequadas ao melhor rendimento agronômica. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho avaliar a eficiência agronômica de fertilizantes minerais e organomineral granulados, enriquecidos com fontes minerais de fósforo na melhora da qualidade química do solo, para atender à demanda nutricional das plantas, aumentar a produtividade. O experimento foi realizado no ano agrícola de 2013/14 na Serra branca distrito Nova Santa Rosa, Fazenda Balsan, localizada no município de Uruçuí (Latitude 7º 17’ 49.70”S, Longitude 44º 29’ 49.90”W e Altitude de 192 metros), em solo classificado como Latossolo Distrófico locado no região sudoeste do estado do Piauí. Em esquema fatorial de 4 x 5, sendo quatro tipo de fertilizante e cinco doses, foram utilizadas quatro fontes de fertilizantes fosfatados: Camap (organomineral, 26,6% P205); NPK-FHHumicas (25% P205 + substancias húmicas);  MAP (monoamônio fosfatado, 52% P205) e um formulado NPK (3-25-8) ), e cinco doses crescentes dos fertilizantes. As doses utilizadas foram de 0, ½x, 1x, 2x e 4x (0, 20, 40, 60 e 80 kg ha-1 de P205, respectivamente). Foram siguinicativos a aumento nos teores de P remanescente no solo, o que reflete na eficiência na adubação minaral, com destaque do NPK-SH, no entanto, as menores concentração de P no solo analisado, esteve presente quando este recebeu a adubação com organomineral. Nesse sistema, notou-se aumento de produtividade da soja na dose aproximadamente 60 Kg ha-1de P2O5 aplicado na fonte mineral, NPK. A melhor dose da adubação fosfatada pode variar de acordo com a solubilidade da fonte utilizada. A adubação com organominaral não incrementou no aumento da produtividade da cultura da soja se comparado as fontes minerais.

Presidente - 1784138 - RAFAEL FELIPPE RATKE
Interno - 2099329 - JOAO CARLOS MEDEIROS
Externo ao Programa - 2141503 - VANESSA MARTINS
Externo à Instituição - LEANDRO PEREIRA PACHECO - UFMT