Banca de DEFESA: JOAO HENRIQUE FONTENELE DE ARAUJO

robabilidade. Genética. Matemática. Biologia

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho tem como objetivo sugerir uma proposta de abordagem dos conteúdos de probabilidade e genética promovendo uma maior interação entre a Matemática e Biologia, utilizando uma sequência adequada para o ensino de probabilidade em turmas do segundo e terceiro ano do ensino médio, tendo como base a genética, através da análise de cruzamentos e das características dos descendentes. Os problemas propostos estão sequenciados e divididos de acordo com os seguintes temas: espaço amostral, probabilidade de eventos independentes e probabilidade condicional. Eles foram resolvidos abordando a teoria por meio de conceitos e alguns resultados, e usando as fórmulas de probabilidade, com o objetivo de que os alunos tenham um melhor entendimento do conteúdo, evitando que simplesmente decorem a regras do \e" e a regra do \ou", quando se trata da probabilidade de ocorrer, simultaneamente, dois ou mais eventos independentes. Espera-se que com este trabalho os professores de biologia e de matemática possam trabalhar de uma maneira interdisciplinar e mais contextualizada. E que o aluno tenha uma real compreensão dos conteúdos por ter em suas mãos diferentes ferramentas.

Presidente - 1806802 - CLEYTON NATANAEL LOPES DE CARVALHO CUNHA
Interno - 1513624 - MARCELO DE OLIVEIRA REGO
Externo à Instituição - WESLAY VIEIRA DE ARAÚJO - IFPI
Notícia cadastrada em: 18/07/2016 18:16