Banca de DEFESA: CESAR MARCOS DO NASCIMENTO LUCAS

DISCENTE: CESAR MARCOS DO NASCIMENTO LUCAS
DATA: 28/02/2017
LOCAL: Campus de Parnaiba
TÍTULO: Elaboração de uma Sequência de Ensino de Vetores por meio da Sequência Fedathi e exploração de suas representações com uso do Geogebra
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática, Geogebra, Vetores
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho tem interesse no ensino conceitual de Vetores com uso do Geogebra para alunos do primeiro ano do ensino médio, pois trata-se de um assunto que apresenta uma simbologia carregada para os alunos deste nível de ensino. Por um lado temos as pesquisas que estudam as dificuldades apresentadas para aprendizagem deste conteúdo, dos entraves para assimilar os conceitos desse objeto matemático e principalmente para fazer conversões das representações desse objeto. Por outro lado, pesquisas recentes orientam para a utilização deste conteúdo na disciplina de Matemática, e não somente na disciplina de Física como ocorre atualmente. Dessa forma, elaboramos uma Sequência de Ensino para ser aplicada aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Nos orientamos na análise preliminar e na análise a priori, etapas iniciais da Engenharia Didática como metodologia de Pesquisa. Como referencial teórico utilizamos a Teoria das Representações Semióticas e a Sequência Fedathi como metodologia de Ensino.

Presidente - 1513624 - MARCELO DE OLIVEIRA REGO
Interno - 1296926 - PAULO SERGIO MARQUES DOS SANTOS
Externo à Instituição - WESLAY VIEIRA DE ARAÚJO - IFPI
Notícia cadastrada em: 25/01/2017 01:48