Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA FREITAS DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA FREITAS DE PAIVA
DATA: 10/01/2019
LOCAL: Museu da Vila
TÍTULO: ACERVO DO MUSEU DA VILA: pesquisa, documentação e comunicação Delta do Parnaíba | Piauí | Meio Norte do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Museu da Vila; Documentação Museológica, software Tainacan, Delta do Parnaíba; Piauí
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

O presente trabalho, inserido no âmbito do Projeto Matriz MUDE - Ecomuseu Delta do Parnaíba do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia  da Universidade Federal do Piauí, CampusMinistro Reis Velloso, Parnaíba-PI, está atravessado pelo conceito de rede de museus, de natureza poli nucleares, museus de territórios, de base comunitária, que utilizarão um sistema de documentação e informação museológica em construção para registro e gestão do acervo da Rede de Museus MUDE, a iniciar pelo Museu da Vila, primeiro núcleo da Rede Mude, com primeiro registro documental com recorte nas artes de pesca, o que inclui embarcações – barcos de pesca, do bairro-vila de pescadores Coqueiro da Praia, no Luís Correia, Piauí, um dos dez municípios que integram a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. Em 2017, sob a orientação das professoras Áurea Pinheiro e Cássia Moura, 15 alunos da 3ª Turma do Programa, realizaram um exercício de Inventário Participativo dos modos de saber-fazer das artes de pesca. Como métodos e técnicas usamos fichas adaptadas do Manual de Aplicação do Inventário Nacional de Referências Culturais produzidas pelo antropólogo Antonio Arantes por solicitação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; a história oral, a etnografia e o Inventário das artes de pesca e construção de embarcações realizado com comunidades ribeirinhas, praieiras e deltaicas pela professoras supra citadas. O trabalho que realizamos em 2017 foi um exercício que nos permitiu um contato direto com a comunidade de pescadores e a elaboração de um conjunto de informações, que em fase de revisão, complementação e sistematização formarão o acervo do Museu da Vila. Usamos igualmente para a coleta de dados, fichas de documentação dos objetos, questionários de entrevistas temáticas, rodas de conversas com os pescadores e a comunidade local, caderno de anotações de pesquisa de campo. Após a recolha desses dados-informações, estamos a lhes dar coerência conceitual, definindo categorias e um vocabulário controlado por meio da elaboração de um Tesauro das Artes de Pesca Artesanal, e organização em uma base de dados, utilizando o softwareTainacan – criado em parceria entre a Universidade Federal de Goiás, Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus. O Tainacan será usado, inicialmente, para gestão e compartilhamento de dados do acervo museológico do Museu da Vila. Pretendemos, a partir da cadeia operatória da museologia, formada pela pesquisa, documentação, comunicação, permitir a salvaguarda desse rico e complexo patrimônio cultural da Área de Proteção Delta do Parnaíba. Os nossos colabores são quinze pescadores artesanais, em atividade, proprietários de suas canoas, armadilhas de pesca e residentes na vila-bairro.

Presidente - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo ao Programa - 264.650.828-02 - DALTON LOPES MARTINS - UnB
Externo ao Programa - 343.114.323-72 - ELENILCE SOARES MOURÃO - UFPI
Externo ao Programa - 245.669.478-31 - LUCIANA CONRADO MARTINS - UNICAMP