Banca de DEFESA: VALDECI SOARES DE FREITAS

DISCENTE: VALDECI SOARES DE FREITAS
DATA: 21/12/2021
LOCAL: Museu da Vila
TÍTULO: Arte Mural na Vila-bairro Coqueiro da Praia, Luís Correia, Piauí, Brasil
PALAVRAS-CHAVES: arte pública; arte mural; patrimônio natural e cultural; museu da vila; Piauí
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Escolhemos a Vila-bairro Coqueiro da Praia para estudos e intervenções deste Projeto de Pesquisa em andamento desde 2019. O bairro faz parte de Luís Correia, um dos 10 municípios que integram a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, criada por Decreto do Governo Federal do Brasil em 1996. O referido Município está localizado no Meio Norte do Piauí, entre os Estados do Maranhão e Ceará. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2017), tem uma população de 55,4% com renda per capita de até ½ salário mínimo mensal, que vive com problemas socioambientais. Luís Correia está localizada a aproximadamente 360 km de Teresina, capital do Estado do Piauí. O trabalho de campo, materializado em rodas de conversas e observação do território, nos permitiu conhecer o rico e complexo patrimônio cultural do lugar, carente de ações educativas e culturais, que provoquem mobilização para salvaguarda do patrimônio cultural do qual a comunidade é detentora. Os estudos e intervenções realizados por docentes e discentes do mestrado profissional em artes, patrimônio e museologia tem contribuído para mudar situações de vulnerabilidade. Segundo a Convenção da UNESCO (2003), “entende-se por salvaguarda as medidas que visam assegurar a visibilidade do patrimônio cultural imaterial, incluindo a identificação, [...], transmissão - essencialmente pela educação não formal – [...]”. No bairro e entorno não há arte mural que represente a cultura das artes de pesca artesanal, ofício e modos de saber-fazer herdado dos povos originários da região. Nessa perspectiva, partimos do pressuposto de que a construção de um projeto de arte urbana, de pintura mural, poderia ser uma estratégia para ações interativas, centradas no viver cotidiano do bairro, potencializando  o bem-estar e a auto-estima de viver no lugar. ARTE MURAL NA VILA COQUEIRO DA PRAIA – é um trabalho que envolve pesquisa-ação, história oral, oficinas, produção artística e exposição presencial e virtual de artes visuais, com parcerias entre mestrado, museu da vila e comunidade.

Interno - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Externo ao Programa - 078.057.348-01 - LILIAN DO AMARAL NUNES - USP
Presidente - 217.303.853-20 - RITA DE CÁSSIA MOURA CARVALHO - ULB
Notícia cadastrada em: 09/12/2021 16:08