Banca de DEFESA: BRUNO MACEDO DOS SANTOS

DISCENTE: BRUNO MACEDO DOS SANTOS
DATA: 06/04/2022
LOCAL: meet.google.com/yur-akrm-yfd
TÍTULO: Sequência didática com atividades teórico-práticas sobre o estudo de circuitos elétricos simples
PALAVRAS-CHAVES: Circuitos Elétricos; Sequência Didática; Ensino Fundamental. Experimentos. Simulação computacional PhET.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

A dissertação sob o título Sequência Didática com Atividades Teórico-Práticas sobre o Estudo de Circuitos Elétricos Simples partiu do seguinte problema: De que forma a Sequência Didática com atividades teórico-práticas pode ser usada na aprendizagem de circuitos elétricos simples? A Sequência Didática com atividades teórico-práticas sobre o estudo de circuitos elétricos simples possibilita ao estudante uma Aprendizagem Significativa diferente da atividade mecânica, superando os conhecimentos prévios em busca do conhecimento novo. Traçamos como objetivo geral desenvolver uma Sequência Didática com atividades teórico-práticas sobre o estudo de circuitos elétricos simples. Para os objetivos específicos destacamos: Construir uma Sequência Didática para mediar o processo de ensino aprendizagem no estudo de circuitos elétricos simples, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental; Evidenciar os aspectos físicos do Eletromagnetismo para a construção do circuito elétrico; Correlacionar a Teoria da Aprendizagem Significativa sob a perspectiva de Ausubel (2003) com estudos dos conteúdos da Física; Propor situações-problemas que despertem a curiosidade e possibilite aos alunos a buscar por soluções nas atividades desenvolvidas na Sequência Didática; Analisar as contribuições na utilização da Sequência Didática para o processo ensino aprendizagem. Este trabalho ancorou-se em teóricos como Ausubel (1980, 2003), Moreira (1982, 1983, 1999, 2008, 2011 e 2019), Zabala (1998, 2011), Tardif (2004), Piaget (1997), Bruini (2011). No percurso metodológico guiamo-nos pela abordagem qualitativa, pois o importante para esse estudo foi a objetivação, visto que durante a investigação científica verificou-se a complexidade do objeto de estudo, revendo criticamente as teorias sobre o tema, designando conceitos e teorias relevantes, empregando técnicas de coleta de dados adequadas e, por fim, explorando todo o material de forma específica e contextualizada (MINAYO, 2008). Os procedimentos de coleta de dados, fazendo uso da Sequência Didática com atividades teóricopráticas decorreram com a aplicação de questionários, construção de experimentos com circuitos elétricos simples no laboratório virtual e real. Participaram da pesquisa um total de 17 (dezessete) estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, localizada no município de Caxias-MA. O Produto Educacional, traz uma Sequência Didática onde são sugeridas atividades teórico-práticas para realização de uma abordagem pedagógica em sala de aula. Essa abordagem é caracterizada pela apresentação do conteúdo feita pelo professor, por intermédio da oralidade (questões debatidas) com questionário pré-teste, questionário ilustrativo e exercícios propostos com situações-problemas. Os conteúdos foram ministrados por meio da plataforma PhET com experimentos de circuitos elétricos no Laboratório Virtual e montagem de circuitos elétricos no laboratório real. Os resultados dos conteúdos com o uso de um experimento físico associado a uma simulação computacional equivalente, com tais ferramentas didáticas manipuladas pelos alunos, contribuiu para que os alunos do oitavo do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma praticassem uma Aprendizagem Significativa diferente da aprendizagem mecânica e dessa forma passaram a produzir o conhecimento novo, de acordo com a Teoria da Aprendizagem de David Ausubel (2003). Permitiu-lhes compreender as relações entre as grandezas físicas e o eletromagnetismo, possibilitando aos mesmos buscar explicações acerca dos eventos experimentados, testar suas hipóteses e fazer previsões com base no que fora experienciado. A Sequência Didática proposta possui praticabilidade em sala de aula, uma vez que os materiais utilizados são de baixo custo e fácil aquisição, além do que pode sofrer adaptações, de acordo com as possibilidades e intenção pedagógica do professor que do Produto Educacional fizer uso.

Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Externo à Instituição - EDIOMAR COSTA SERRA - UEMA
Presidente - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO