Banca de DEFESA: MAURICIO JOSE RODRIGUES DOS SANTOS

DISCENTE: MAURICIO JOSE RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 24/02/2023
LOCAL: Auditorio do Departamento de Física
TÍTULO: FORNO SOLAR: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ESTUDO DA TERMOLOGIA COM ÊNFASE NOS PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR
PALAVRAS-CHAVES: Conceitos científicos. Termologia. Aprendizagem Significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este trabalho foi norteado considerando a contextualização dos conceitos estudados em física, então considerando os aspectos climáticos de nossa região, propomos estudar os fenômenos físicos associados ao forno solar do tipo caixa, sendo um dispositivo de simples fabricação. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, lei que normatiza a educação básica foi construída visando o desenvolvimento de competências de habilidades nos egressos da Educação Básica, em suas orientações a busca pela contextualização dos conteúdos estudados deve nortear a ação docente, então desenvolver atividades práticas, pode facilitar a aprendizagem dos alunos dos temas científicos mediados por questões cotidianas, como uso de uma energia alternativa no cozimento de alimentos, tais atividades provocam questionamentos sobre o conteúdo estudado de Termologia. Este trabalho tem como objetivo discutir o uso do Forno Solar Automatizado como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando a aprendizagem dos conceitos científicos relacionados aos processos de transmissão de calor. A metodologia usada foi à experimentação com a construção do forno solar e sua automação com a utilização do Arduino, essa estratégia permitiu a observação do efeito físico analisado, como também permitiu verificar cada variação da temperatura no interior da caixa. Concluímos que os objetivos do trabalho foram alcançados, pois os estudantes participaram ativamente de todas as etapas desenvolvidas, além de sugerirem alterações no experimento, mostrando que atividades práticas e contextualizadas despertam o interesse dos estudantes.

Interno - 2065436 - ALEXANDRE DE CASTRO MACIEL
Externo ao Programa - 1689597 - ANDRE ALVES LINO
Presidente - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Interno - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO