Banca de DEFESA: JOSE DE ABREU MATOS

DISCENTE: JOSE DE ABREU MATOS
DATA: 12/05/2023
LOCAL: Na plataforma Google Meet
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DE FOGUETES COM O USO DE GARRAFAS PET NUM CONTEXTO HISTÓRICO DO ENSINO E APREDIZAGEM DA FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino e Aprendizagem da Física. Foguete de Garrafa Pet. Experimentação.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Este estudo tem como tema: A Construção de Foguetes com o Uso de Garrafas Pet Num Contexto Histórico do Ensino e Aprendizagem da Física. Essa pesquisa, tem como objetivo, construir uma sequência didática direcionada aos alunos do 1° do Ensino Médio, contemplando um estudo teórico, reflexões e uma proposta de atividades, a fim de orientá-los na Construção de foguetes com uso de garrafas pet, visando o ensino e aprendizado da Física. Além de desenvolvermos uma atividade experimental para ensinar conceitos físicos envolvidos no lançamento de foguete (estudo da dinâmica no lançamento de foguetes) com materiais de baixo custo a estudantes ingressantes no Ensino Médio. Além claro, do desenvolvimento da experimentação com materiais alternativos. Contemplando situações teórico-práticas com elementos de História no Ensino da Física no contexto da OBA (Olimpíada de Astronomia e Astronáutica) e da MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), reconhecer os índices do par significados/sentidos elaborados pelos estudantes, participantes da pesquisa sobre a relação História no Ensino da Física e suas possibilidades na apropriação de conceitos empregados na construção da base de um foguete, assim, como também na construção do foguete. A metodologia utilizada na pesquisa foi a problematização de textos contendo a História dos Foguetes, apreciação crítica de buscar estratégias do melhor material para confecção do foguete, aprofundamento dos conceitos matemáticos e físicos para que o lançamento, ou seja, haverá a construção e reconstrução de conhecimentos, sendo o aluno coautor de sua própria história. Como forma de incentivar os alunos durante a aplicação da pesquisa, demos como exemplo real a nossa participação na 13° (décima terceira) MOBFOG realizada na cidade de Barra do Piraí-RIO de Janeiro no ano de 2019, na ocasião, conseguimos a façanha de sermos campeões. Com esses relatos, conseguimos atrair a atenção dos alunos de forma significativa durante todos os trabalhos realizados. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma de 1a série do Ensino Médio do Centro de Ensino Eugênio Barros, no município de Matões/MA. Como dispositivos de produção de dados utilizamos Questionários inicial e final para a análise de conhecimentos durante a aplicação do produto educacional levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas empregados na Física acerca do projeto aplicado, esse pequeno teste é baseado na Aprendizagem Significativa de David Ausebel, proposta em 1963 e reiterada em 2000. Como principais resultados podemos destacar que o, sendo assim, uma rica fonte de acesso tanto às significações quanto aos sentidos elaborados pelos estudantes, verificou-se também, que a experimentação com materiais alternativos pode contribuir de forma significativa para o aprendizado dos estudantes.

Externo ao Programa - 1689597 - ANDRE ALVES LINO
Interno - 1222880 - CLAUDIA ADRIANA DE SOUSA MELO
Presidente - 423620 - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO
Interno - 1167779 - PAULO HENRIQUE RIBEIRO BARBOSA