Banca de QUALIFICAÇÃO: WANAIA TOMÉ DE NAZARÉ ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANAIA TOMÉ DE NAZARÉ ALMEIDA
DATA: 10/09/2019
LOCAL: Sala 08 do Espaço Integrado I
TÍTULO: As recomendações de auditoria interna e a implementação pela gestão: análise da AUDIN IFPA.
PALAVRAS-CHAVES: Sistema de Controle Interno. Auditoria Interna. Instituto Federal do Pará. Recomendações de Auditoria Interna.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A partir da reestruturação do sistema de controle interno do poder executivo federal ocorrido após a promulgação da Constituição Federal de 1988, as unidades de auditorias internas se constituíram em um importante componente do controle interno, cuja atuação através de orientações e recomendações tem por objetivo agregar valor e diminuir os riscos da gestão. Neste sentido, o presente trabalho pretende analisar quais fatores determinam a decisão do gestor de não atender a uma recomendação de auditoria. Trata-se de um estudo de caso sobre o Instituto Federal do Pará (IFPA) e as hipóteses a serem testadas consideram que decisão sobre a implementação está relacionada com entendimento do gestor acerca da relevância da atuação do órgão para o aperfeiçoamento da gestão ou a possibilidade do gestor sofrer influencias de fatores de ordem política, econômica, institucional, gerencial ou sancionatória. A metodologia utilizada será a análise de conteúdo em relatórios de monitoramento elaborados pela Auditoria Interna do IFPA e entrevista semi estruturada, que se ampara nos estudos de Oliver (1991), que determinou quais as respostas estratégicas das instituições quando submetidas à pressão por conformidade.

Interno - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Presidente - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 04/09/2019 09:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 04:36