Banca de DEFESA: RIGOBERTO VELOSO DE CARVALHO

DISCENTE: RIGOBERTO VELOSO DE CARVALHO
DATA: 26/09/2019
LOCAL: Sala 316 CCHL
TÍTULO: QUALIDADE PERCEBIDA E SATISFAÇÃO DOS DISCENTES DA UFPI: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SIGAA – PORTAL DO DISCENTE.
PALAVRAS-CHAVES: Satisfação do usuário. Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Gestão pública.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa mensura a qualidade percebida e a satisfação dos discentes de graduação na utilização do Sistema SIGAA - Portal do Discente da UFPI. A análise tem como base os construtos qualidade do sistema, qualidade da informação, qualidade do serviço, utilidade percebida e satisfação do usuário como antecedentes da opinião de discentes ao avaliar um sistema de informação acadêmico. A abordagem metodológica é quantitativa, com pesquisa do tipo survey de uma amostra transversal com 330 alunos de seis cursos de graduação, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina - PI, considerando um curso por cada Centro de Ensino. Os dados foram coletados através de um instrumento estruturado com 33 variáveis, adaptado a partir do estudo de Ainin, Banhi e Ahmad (2012). Os questionários foram aplicados pelo pesquisador, após instruir os alunos em sala de aula, com prévio agendamento da coordenação de cada curso, nos meses de maio e junho de 2019. A pesquisa considera análise descritiva do SIGAA Portal do Discente e apresenta as principais funcionalidades. A análise foi suportada por Análise Fatorial Exploratória (AFE), utilizando osoftwares StatisticalPackage for Social Sciences (SPSS®versão 23 e Modelagem de Equações Estruturais (MEE) comosoftwareSmartPLS®versão 3.2.8O presente estudo visa contribuir com a temática, ao mensurar os conceitos da qualidade percebida e satisfação de usuários em um sistema acadêmico de informação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior. Em relação ao objetivo do estudo, os resultados sugerem que as variáveis latentes “qualidade do sistema”, “qualidade da informação” e “qualidade do serviço” impactam positivamente na satisfação, porém com relação fraca; já a “utilidade percebida” tem o mesmo impacto de influência só que com uma relação forte corroborando com hipóteses sinalizadas por estudos anteriores.

Interno - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Externo ao Programa - 1632667 - ANDRE MACEDO SANTANA
Presidente - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 06/09/2019 12:27