Banca de DEFESA: GABRIELA DE LIMA RODRIGUES

DISCENTE: GABRIELA DE LIMA RODRIGUES
DATA: 19/09/2019
LOCAL: Sala 08 Espaço Integrado I
TÍTULO: A EFETIVIDADE DO APLICATIVO COLAB.RE COMO INSTRUMENTO DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DIGITAL NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
PALAVRAS-CHAVES: Democracia Participativa Digital; Cidadania Ativa; Participação Popular; Aplicativo Colab.re.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A democracia participativa é uma forma de exercício do poder fundamentada na participação dos cidadãos nas tomadas de decisões. Com os avanços tecnológicos, surge a democracia participativa digital e várias aplicações inovadoras (sessões plenárias e serviços públicos online, petição eletrônica por email, redes virtuais cívicas, site e-participação), dentre elas, o aplicativo Colab.re, que destaca-se por ser um mecanismo de participação cidadã, mostrando-se um elo de comunicação entre o gestor público e o cidadão. Apesar da relevância do aplicativo Colab.re, não foram notados estudos científicos focados na avaliação da efetividade deste como instrumento de democracia participativa. Nesse aspecto, buscou-se, a título de objetivo geral, investigar a efetividade da utilização do aplicativo Colab.re como instrumento de democracia participativa no município de Teresina - PI. Para tal, utilizando as lentes teóricas das Teorias da Escolha Pública, Teoria de Agência e Teoria da Legitimação, e com uma estratégia metodológica suportada na análise documental de informações disponibilizadas pelo desenvolvedor do aplicativo; informações relativas ao programa que estavam acessíveis no site oficial da Prefeitura de Teresina - PI; e, sobretudo, na condução de pesquisa de campo, junto a utilizadores chave do aplicativo, operacionalizada por meio Análise de Conteúdo das respostas obtidas pelo roteiro de entrevistas semi estruturadas, notou-se, a título de resultado, que a efetividade do aplicativo é parcial. Apesar de 100% dos usuários entrevistados considerarem o Colab.re um real instrumento de participação popular, pois aumenta, facilita e incentiva a participação dos cidadãos nas decisões públicas, eles vêem o uso do aplicativo como estratégia política para garantir a legitimidade da gestão, tendo tal escolha 'pública' causado, nos usuários, uma sensação de atendimento. Já um percentual de 83,3% percebe a interferência dos burocratas de rua na promoção das políticas públicas relacionadas. Como sugestão, a gestão deve aprimorar o trâmite das demandas, pois há entraves na interface entre a gestão e o cidadão. Por fim, o estudo poderá ser usado em planos, projetos e estratégias da governança digital colaborativa, com base no impacto social causado pela participação do cidadão.

Interno - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Presidente - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 11/09/2019 09:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 04:26