Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE JULIANA BEZERRA DE PONTES BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENISE JULIANA BEZERRA DE PONTES BARBOSA
DATA: 17/12/2019
LOCAL: Sala 08 -Espaço Integrado I
TÍTULO: ANÁLISE DA GESTÃO DO DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO PIAUÍ.
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Desempenho. Gestão do Desempenho por Competências. EBSERH. HU-UFPI
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Este estudo analisa o processo de Gestão do Desempenho por Competências da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSEH) aplicado ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). A Gestão do Desempenho por Competências é uma metodologia de avaliação do desempenho humano nas organizações, considerada uma inovação para a realidade do serviço público brasileiro. Busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: O que é e como ocorre o processo de Gestão de Desempenho por Competências no HU-UFPI? Para responder este problema, a pesquisa tem por objetivo geral analisar o que é e como ocorre a avaliação de desempenho por meio do processo de Gestão de Desempenho por Competências (GDC) implantado na gestão do Hospital Universitário da UFPI, no período entre 2015 e 2019; e objetivos específicos: analisar a metodologia do processo de Gestão do Desempenho por Competências da EBSERH, aplicada ao HU-UFPI, para compreender os instrumentos, os processos adotados e os resultados alcançados; investigar possíveis mudanças provocadas pela implantação do processo de GDC no HU-UFPI, no que concerne ao desempenho das atividades dos empregados e implicações na prestação de serviço à sociedade e; investigar as compreensões dos gestores e dos empregados do HU-UFPI em relação à implementação da GDC e seus possíveis benefícios e desafios. A pesquisa caracteriza-se por finalidade exploratória, descritiva e aplicada. Prioriza abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso e utiliza procedimentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo, realizada por meio da investigação retilínea do desenvolvimento das tarefas no HU-UFPI, entrevistas com atores previamente selecionados e aplicação de questionários, para conhecer as percepções destes em relação ao processo de avaliação. A pesquisa apontará contribuições com novos conhecimentos acerca da ferramenta de Gestão do Desempenho por Competências no serviço público, em ambiente hospitalar.

Interno - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Presidente - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1551620 - MARIA ZELIA DE ARAUJO MADEIRA
Notícia cadastrada em: 28/11/2019 15:02