Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLANY ALVES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLANY ALVES FERREIRA
DATA: 17/12/2019
LOCAL: Sala de Vídeo 01 CCHL
TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS: Uma análise empírica do caso da Universidade Federal do Piauí (2010-2019)
PALAVRAS-CHAVES: Compras Públicas; Sustentabilidade; Compras Públicas Sustentáveis.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Diante das preocupações com a busca de garantir o desenvolvimento sustentável, o tema “Compras Públicas Sustentáveis” conquistou o cenário global de debates internacionais, impulsionando a formulação de políticas públicas ambientais nos processos de compras do setor público. Por se tratar do maior contratante no Brasil, o Governo Federal, utilizando-se do seu poder de compra, tem incentivado seus fornecedores a observem critérios sócio-ambientais em seus negócios com o setor público, após a publicação da Instrução Normativa nº 01/2010 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Porém, a literatura nacional e internacional demonstra o quão desafiador é cumprir a missão das Compras Públicas Sustentáveis. Nesse sentido, torna-se imperativo investigar as dificuldades enfrentadas na implementação e execução desse instrumento . Dentro desse contexto, o presente trabalho objetiva investigar o processo de implementação das políticas públicas de compras ambientalmente sustentáveis na Universidade Federal do Piauí. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio do estudo de caso único, utilizando-se da triangulação de múltiplas fontes de evidências, nomeadamente a pesquisa documental, percepção dos atores-chave envolvidos no processo de compras e observação não-participante. Espera-se, com este trabalho, ampliar o discurso entre pesquisadores e profissionais que atuem em temas de gestão ambiental e sustentabilidade e contribuir para uma maior reflexão e produção científica na área. Além disso, pretende-se identificar as barreiras e oportunidades na implementação das CPS, considerando os aspectos ambientais, o que potencialmente será de considerável importância para os gestores da UFPI e de outras instituições que necessitarem implementar políticas de compras sustentáveis, tema de desafio recorrente e de interesse mundial.

Interno - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Presidente - 2027033 - JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1703199 - LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 04/12/2019 14:38