Banca de DEFESA: ANA LEOZINA ARAUJO DE SOUSA

DISCENTE: ANA LEOZINA ARAUJO DE SOUSA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala 08 -Espaço Integrado I
TÍTULO: EMPREENDEDORISMO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO ECONÔMICO: UMA ANALISE DAS POLITICAS PÚBLICAS QUE IMPULSIONAM A ATIVIDADE NO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI.
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo. Gestão Pública. Políticas Públicas
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Conhecer o foco das políticas públicas que abrangem o Empreendedorismo permite compreender quais ações estão sendo tomadas e consideradas prioritárias na prática empreendedora. Nesse contexto o presente estudo teve como escopo avaliar o empreendedorismo como fator de desenvolvimento sócio econômico, analisando as políticas públicas que impulsionam a atividade no município de Teresina-Piauí. O estudo proporciona relevância significativa, visando entendimento e melhoria sobre o impacto dos processos ou ações das políticas públicas de estimulo e adaptação da atividade Empreendedora local. Os objetivos elencados a proposta estão: Identificar o perfil do empreendedor em Teresina - PI; Verificar a relação entre Políticas Públicas e Desenvolvimento econômico; e Propor melhorias que possibilitem o melhor direcionamento das políticas públicas no apoio ao Empreendedorismo local. Quanto a metodologia, a pesquisa é aplicada, de caráter qualitativo, possui a finalidade exploratória e descritiva, com enfoque técnico, utilizando no âmbito do campo de pesquisa o roteiro de entrevistas; Os sujeitos da pesquisa, envolvem empreendedores da cidade de Teresina – PI e gestores públicos que atuam na atividade. Com base na análise crítica da literatura, a construção do modelo conceitual foi elaborado por meio da relação entre os construtos e/ou elementos científicos: Empreendedorismo, Politicas Pública e Desenvolvimento Econômico. Tendo em vista as peculiaridades do contexto, do conhecimento científico e suas interações, é imprescindível analisar grupos de conhecimentos de naturezas distintas, seja no papel de catalisadores da convergência de áreas de conhecimento identificados, seja como promotores de atividades econômicas. Nos procedimentos de análise, optou-se pela utilização do software Atlas TI, versão 8.0, é um programa de computador usado principalmente, em pesquisa qualitativa ou análise de dados qualitativos, além disso foram escolhidas como base teórica da análise, as categorias definidas pelo modelo Lundströn e Stevenson (2005), por melhor abranger os objetivos da pesquisa e explorar as razões do desempenho nos critérios dos conteúdos identificados. Nos resultados identificou-se um caráter desafiador e de integração dos atores (internos e externos), em prol da formulação e implementação das políticas de fomento ao empreendedorismo local, destacamos “vontade política”, a descontinuidade política e o instável cenário econômico, ainda como os maiores desafios dos atores locais. Quanto a contribuição o estudo almeja fornecer aos gestores públicos subsídios para a aprimoramento das Políticas Públicas direcionadas ao setor, no sentido de transformar ou modificar a realidade socioeconômica local, eliminando barreiras e/ou interferências, gerando políticas integradoras de incentivo ao Empreendedorismo local.

Presidente - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Interno - 2156366 - FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
Externo ao Programa - 1715497 - ROMINA JULIETA SANCHEZ PARADIZO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 18/02/2020 11:06