Banca de DEFESA: ALUISIO FREIRE DE OLIVEIRA JUNIOR

DISCENTE: ALUISIO FREIRE DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA: 07/10/2020
LOCAL: Pós-Graduação em Gestão Pública-PPGP
TÍTULO: IFPA E OS INSTRUMENTOS DE GESTÃO E CONTROLE DE CONTRATOS E CONVÊNIOS NO PERÍODO DE 2013 A 2018: RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES
PALAVRAS-CHAVES: IFPA. Parcerias. Organizações Públicas e Privadas. Instrumentos de Controle e Gestão.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
Este trabalho analisou as parcerias celebradas entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e as organizações públicas e privadas no período de 2015 a 2019, tendo como objetivo geral analisar como foram definidos os instrumentos de controle e gestão decorrentes das parcerias firmadas no período analisado. O percurso metodológico escolhido foi a abordagem qualitativa, cujo primeiro passo foi realizar a revisão da literatura para identificar autores que discutem o tema desse trabalho. O estudo é do tipo bibliográfico e documental. Os documentos estudados foram disponibilizados pela Coordenadoria de Relações Interinstitucionais (CORI) que é vinculada a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), por meio de: documentos físicos e digitais que se encontram no portal da PROEX e no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). O estudo evidenciou vantagens e fragilidades no controle, acompanhamento e gestão dos serviços e ações objetos dessas parcerias. Concluiu-se que o IFPA, nesse recorte temporal, celebrou quarenta e quatro (44) celebrações com organizações públicas e privadas, sendo que com apenas cinco (05) instituições houve a transferência de recursos financeiros para o Instituto. O estudo mostrou que o IFPA exerce o controle das celebrações firmadas com as instituições através de planejamento prévio, estabelecido em planos de trabalho, proporcionando a elevação do nível de experiência com o ensino, pesquisa e extensão. Isso configurou, a luz dos estudos realizados, como vantagens, considerando a troca de experiência, conhecimento e a valorização das organizações envolvidas, contudo, foram identificadas fragilidades. O trabalho apontou a necessidade do IFPA aprimorar o acompanhamento das parcerias através de um número maior de servidores envolvidos nesse processo, com o objetivo de aumentar a transparência e a publicização dos resultados alcançados. Nesse sentido, a pesquisa sugeriu a implementação de um Comitê Gestor Interinstitucional com características colegiadas para o acompanhamento e monitoramento das celebrações, o que poderá possibilitar o consequente aumento da transparência dos atos da gestão, gerando melhores benefícios à comunidade acadêmica e consequentemente a sociedade.

Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 28/09/2020 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 17:44