Banca de DEFESA: DENISE JULIANA BEZERRA DE PONTES BARBOSA

DISCENTE: DENISE JULIANA BEZERRA DE PONTES BARBOSA
DATA: 11/12/2020
LOCAL: Acesso Remoto(https://meet.google.com/goi-pmks-ucs)
TÍTULO: ANÁLISE DA GESTÃO DO DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Desempenho. Gestão do Desempenho por Competências. EBSERH. HU-UFPI.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Este estudo analisa o processo de Gestão do Desempenho por Competências da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSEH) aplicado ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). A Gestão do Desempenho por Competências é uma metodologia de avaliação do desempenho humano nas organizações, considerada inovação para a realidade do serviço público brasileiro. Busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: O que é e como ocorre o processo de Gestão de Desempenho por Competências no HU-UFPI? Para responder este problema, a pesquisa tem por objetivo geral analisar o que é e como ocorre a avaliação de desempenho por meio do processo de Gestão de Desempenho por Competências (GDC) implantado na gestão do Hospital Universitário da UFPI, no período entre 2015 e 2019. A pesquisa se caracteriza por finalidade exploratória, descritiva e aplicada. Prioriza a abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso e utiliza como procedimentos de coleta de dados a pesquisa documental e de campo. A pesquisa de campo foi realizada por meio da investigação retilínea do desenvolvimento das tarefas no HU-UFPI, entrevistas com gestores e aplicação de questionários a empregados e, a partir da triangulação dos dados coletados, analisou o processo de GDC da instituição. A pesquisa evidencia contribuições com novos conhecimentos acerca da ferramenta de Gestão do Desempenho por Competências no serviço público, em ambiente hospitalar, destaca alinhamento do modelo da organização aos modelos teóricos da GDC e a positividade do método para a instituição e os colaboradores, refletindo nos serviços à sociedade. Além disso, aponta sugestões de melhoria e lacuna para novas investigações.

Interno - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Presidente - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1551620 - MARIA ZELIA DE ARAUJO MADEIRA
Notícia cadastrada em: 27/11/2020 19:53