Notícias

Banca de DEFESA: PATRICIA CRISTINA CARVALHO FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA CRISTINA CARVALHO FREITAS
DATA: 20/01/2021
HORA: 09:00
LOCAL: PPG EM GESTÃO PÚBLICA
TÍTULO: Políticas públicas de lazer para idosos no Município de Teresina/PI: um mergulho no Programa "Atividade Física e Qualidade de vida na Terceira Idade".
PALAVRAS-CHAVES: Envelhecimento; Lazer; Políticas públicas; Idoso. 
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O objetivo da presente dissertação é conhecer a percepção dos idosos atendidos pelo Programa “Atividade Física e Qualidade de Vida na Terceira Idade”, desenvolvido pelo Município de Teresina/PI, dentro do espectro de política pública de lazer direcionada à população idosa, a partir da das visões funcionalista e crítica do lazer. Com o envelhecimento, há um tempo livre crescente dos idosos e, portanto, uma necessidade de discussão dos significados de lazer nesse estágio de vida, notadamente quando se trata de uma política pública voltada a esse segmento etário. O referencial teórico que suportou as análises realizadas é composto, entre outros estudiosos, pelo sociólogo francês Joffre Dumazedier (1999), Nelson Marcellino (2000), Christianne Luce Gomes (2008) e Manuel Cuenca (2019). Para tanto, a pesquisa traçou o perfil dos idosos atendidos por meio da utilização da ferramenta Statiscal Package for the Social Sciences – SPSS para Windows, versão 25, e os resultados foram apresentados dados descritivos, bem como analisou os discursos dos idosos entrevistados por meio da Análise de Conteúdo, com uso das classificações de Laurence Bardin (2010), aliada ao uso do software Iramuteq, que permitiu representação gráfica em nuvem de palavras. Os resultados mostraram que os idosos atendidos compreendem o Programa “Atividade Física e Qualidade de Vida na Terceira Idade” com uma visão mais humanista, na medida em que relatam experiências de convívio,interação, laços de amizade, desenvolvimento pessoal, ou seja, vivência e prazeres que excedem a mera prática da atividade física e os eventuais ganhos motores ou associados aos exercícios ali ministrados. Por conseguinte, os achados de pesquisa podem contribuir para o fortalecimento da agenda pública municipal do lazer, considerando as percepções, fragilidades e anseios relatados.   


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1578450 - ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
Presidente - 1553331 - SHAIANE VARGAS DA SILVEIRA
Externo ao Programa - 1167645 - SOLANGE MARIA TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 11/01/2021 23:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 09:47