Banca de DEFESA: NAYARA HANNA SANTIAGO COSTA

DISCENTE: NAYARA HANNA SANTIAGO COSTA
DATA: 28/01/2022
LOCAL: Acesso Remoto
TÍTULO: O PROCESSO DE EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ NA DÉCADA DE 1990: FATORES DETERMINANTES.
PALAVRAS-CHAVES: Expansão universitária, formação de professores, análise do processo de expansão universitária.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) possui papel indiscutível no estado piauiense. Surgindo na década de 1980, na forma da antiga Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FADEPI), com o intuito de fomentar a formação de professores para o ensino básico, essa Fundação cedeu lugar, no ano de 1993, à atual UESPI, a qual possuiria ulteriormente um escopo mais desafiador. Em 1996, a publicação da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96) preveria a obrigatoriedade do ensino superior aos professores do ensino básico escolar. Nesse contexto, a UESPI iniciaria, principalmente a partir de 1996, o seu processo de expansão para qualificar os professores dos mais remotos municípios do estado, a fim de atender as exigências do novo instrumento legal (LDB/96). O presente estudo possui o intuito de estudar o processo de expansão da Universidade Estadual do Piauí, pesquisando as características do seu desenvolvimento e os fatores determinantes para o seu desenrolar. Por meio de uma exposição do contexto social e educacional da década de 1990, o estudo observou o grau de contribuição de fatores institucionais, políticos, jurídicos e as práticas de gestão administrativas para o processo de expansão da UESPI. Ao analisar os dados concretos do processo de expansão, observou-se os fatores que contribuíram com pontos positivos para o processo de expansão, juntamente com aqueles os quais resultaram em pontos negativos para a expansão da UESPI. Como conclusão do trabalho, observou-se que a UESPI efetivamente contribuiu para elevar o número de professores capacitados com formação em nível superior, no ensino da educação básica do estado do Piauí, abrangendo municípios de todas as macrorregiões do estado, de forma razoavelmente homogênea. Em relação às falhas do seu modelo de expansão, observou-se que a UESPI malogrou quanto ao planejamento e aporte à estrutura de suas unidades que se espalharam por todo o Piauí, resultando em quantidades expressivas de cursos com problemas de regulamentação legal e infraestrutura básica ao ensino dos alunos.

Presidente - 423006 - ANTONIO FONSECA DOS SANTOS NETO
Externo à Instituição - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Interno - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 18/01/2022 15:24