Notícias

Banca de DEFESA: ALINE GALVAO VILARINDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE GALVAO VILARINDO
DATA: 25/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Acesso Remoto
TÍTULO: O PAPEL EXERCIDO PELA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ NO CONTROLE DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL: a Visão Interna.
PALAVRAS-CHAVES: Corregedoria. Poder Judiciário. Prestação Jurisdicional.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A Corregedoria Geral da Justiça, um importante órgão no âmbito do Poder Judiciário, foi criado com a finalidade de promover e disciplinar as ações no interior das instituições públicas sob o emblema do controle, orientação, acompanhamento, correição, normatização e fiscalização. Neste contexto, a pesquisa em tela está voltada para a análise do controle da prestação jurisdicional, no âmbito do Poder Judiciário, e tem como campo de estudo a Corregedoria Geral de Justiça do Estado Piauí. Dessa forma, a pesquisa propõe O objetivo geral deste estudo é avaliar o papel exercido pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí no Controle da Prestação Jurisdicional: a visão interna. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se abordagem metodológica qualiquantitativa, pesquisa descritiva e aplicada, realização do estudo bibliográfico, análise documental e estudo de caso com aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários com perguntas fechadas. A partir de uma análise da visão interna do sistema, foi possível realizar um diagnóstico sobre a atuação da CGJ-PI no controle da prestação jurisdicional, no qual em todos os aspectos apontados na pesquisa foi bastante otimista e favorável à ação de modernização e controle. No entanto, esses aspectos abordados não captam uma visão externa de quem utiliza esse sistema. Dessa maneira, é necessário expandir os estudos para compreender a percepção da sociedade quanto à eficiência, à celeridade da prestação jurisdicional e se ampliação do acesso à justiça atendeu, de fato, a sociedade como um todo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1578450 - ADRIANA CASTELO BRANCO DE SIQUEIRA
Externo ao Programa - 1782373 - DANTE PONTE DE BRITO
Presidente - 1167586 - SAMUEL COSTA FILHO
Notícia cadastrada em: 08/07/2022 10:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 13:07