Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDYARA LETICIA DE SALES CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDYARA LETICIA DE SALES CORREIA
DATA: 26/08/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Video Conferencia
TÍTULO: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL DE JUSTIÇA DE NANCY FRASER: REDISTRIBUIÇÃO, RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO.
PALAVRAS-CHAVES: Fraser.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO:

A presente pesquisa analisa se a autora consegue elaborar uma concepção tridimensional de justiça, por meio da redistribuição, do reconhecimento e da representação, e se isso é possível de ser aplicado em sociedades multiculturais. Busco demonstrar a importância da paridade de participação de todos os cidadãos na sociedade em que vivemos. A pesquisa que estamos propondo será desenvolvida com base no pensamento de Nancy Fraser sobre a sua concepção tridimensional de justiça, que aborda sobre a redistribuição, o reconhecimento e a representação. Para Fraser, as injustiças são ambivalentes, isto é, dizem respeito tanto a problemas de redistribuição quanto de reconhecimento e, por isso, o modelo redistributivo e o modelo de reconhecimento, por si só, não resolvem as injustiças, pois estão interconectados. É necessário ressaltar a evolução da importância da paridade de participação, que pressupõe redistribuição, reconhecimento e representação. Segundo Fraser, para um cidadão participar da esfera pública deve ter condições socioeconômicas mínimas e reconhecimento de sua identidade, o que levou a ampliação da sua concepção de justiça em relação à dimensão política. A dimensão política que trata da participação política dos cidadãos e da representação dos Estados no mundo em globalização. Fraser elabora e desenvolve a sua teoria de justiça em consonância com as lutas feministas, enquanto critica o capitalismo e modelo neoliberal vigente da sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2261090 - FRANCISCO JOZIVAN GUEDES DE LIMA
Externo à Instituição - JOSE HENRIQUE SOUSA ASSAI - UFMA
Interno - 875.569.283-49 - JULIANO CORDEIRO DA COSTA OLIVEIRA - UFC
Notícia cadastrada em: 12/08/2020 21:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 05:07