A educação mundial está atrelada ao direito das pessoas com deficiência de receberem uma educação de qualidade em todos os níveis, incluindo o domínio da formação profissional. Nesse caminho, esta pesquisa tem como objetivo analisar como os professores do Colégio Técnico de Floriano-PI compreendem suas competências em relação à educação especial. Como metodologia, será adotada a abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de entrevistas semiestruturadas com professores da rede regular de ensino do CTF. Os dados serão analisados por meio da análise temática de lógica interpretativista, proposta por Braun e Clarke (2006), com o auxílio do software MAXQDA. A escolha da pesquisa qualitativa, possibilitará uma análise mais próxima da realidade a ser estudada, identificando os sentimentos e valores que estão envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, além de compreender a percepção dos professores frente a essas demandas. Este estudo trará contribuições que possam impactar no desempenho prático dos professores que atendem diretamente este público- alvo, além de proporcionar a toda comunidade escolar conhecimentos e orientações necessárias para trabalhar a educação inclusiva.