Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÓVIS FERREIRA DAS CHAGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLÓVIS FERREIRA DAS CHAGAS
DATA: 13/06/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Curso de Medicina
TÍTULO: PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA EM UMA ÁREA DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, EM TERESINA, EM 2018.
PALAVRAS-CHAVES: PMAQ, Estratégia de Saúde da Família, Avaliação em Atenção Básica
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa tem como tema a avaliação da estratégia de saúde da família no sentido da melhoria da qualidade dos processos do trabalho de determinada equipe. Valoriza as práticas avaliativas nos serviços de saúde através dos padrões da AMAQ, no intuito de melhorar indicadores de acesso e de qualidade do processo de trabalho e de resultados alcançados por uma ESF.  Justifica-se através da necessidade de Projetos de Intervenção para a melhoria do cuidado na Atenção Básica. Possui como objetivo geral o desenvolvimento de um Projeto de Intervenção para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela ESF nº 193, em Teresina-PI, na UBS do bairro Nova Brasília, de acordo com as fragilidades identificadas através da AMAQ, e como objetivos específicos: fazer uma leitura avaliativa dos dados da AMAQ em relação à ESF 193, identificar as fragilidades e propor intervenções; organizar o processo de trabalho da equipe; contribuir com o processo de institucionalização da Avaliação e de melhoramento contínuo na ESF, e promover atividades em Educação Permanente para a equipe. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que será realizado através de um projeto de intervenção. Utilizará os dados do instrumento AMAQ aplicados à ESF nº. 193, em 2014, e que atualmente cobre 3650 habitantes. Far-se-á uma leitura analítica dos dados, em conjunto com todos os componentes da equipe em questão, elencando os pontos mais fragilizados, no sentido de proporem-se intervenções. O Instrumento AMAQ será utilizado para avaliar a estrutura e o processo de trabalho da ESF nas Sub-Dimensões J, K, L e M.:  Perfil da Equipe, Organização do Processo de Trabalho, Atenção integral à Saúde e Controle Social e Satisfação do Usuário, respectivamente. O local de coleta de dados inclui a UBS Nova Brasília, sendo que outros registros pertinentes à equipe serão obtidos na coordenação da própria UBS, incluindo as reuniões para análise dos dados da AMAQ e os demais encontros dos profissionais envolvidos. A matriz de intervenção deverá ser implementada de acordo com o modelo orientador do PMAQ para o planejamento e implementação das intervenções identificadas pelos atores responsáveis. No prazo de 6(seis) meses será realizada a avaliação dos resultados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2059377 - FABIO SOLON TAJRA
Interno - 2140658 - FRANCISCO JANDER DE SOUSA NOGUEIRA
Presidente - 423005 - JOSE IVO DOS SANTOS PEDROSA
Interno - 423298 - MARIZE MELO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 12/06/2018 09:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 05:58