Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEMIR ARAGÃO MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADEMIR ARAGÃO MOURA
DATA: 28/10/2021
HORA: 18:00
LOCAL: Acesso remoto
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS AO USO DE MÁSCARA E PERCEPÇÕES SOBRE SUA EFICÁCIA ENTRE USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA NO PIAUÍ DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19. Ações preventivas contra doenças. Equipamentos de proteção individual. Modelo de crenças de saúde (Health Belief Model).
PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A doença provocada pelo Sars-cov2 (COVID-19) permanece como grave ameaça à saúde pública desde o primeiro caso descoberto em Wuhan em 2019. Considerando a inexistência de medidas farmacológicas específicas comprovadas de combate ao vírus, muitos países adotaram medidas de controle baseadas no uso de máscaras, estímulo à higiene frequente das mãos e em medidas de distanciamento social. Apesar da evidência científica ainda escassa sobre o tipo de máscara ideal para prevenção,  a OMS passou a recomendar em 2020 o uso comunitário das máscaras de tecido confeccionadas em casa como forma de mitigar a transmissão da doença. Dada a incerteza das recomendações oficiais no Brasil e considerando o uso de máscaras em nosso meio um hábito novo, torna-se imperativo estudar o grau de credibilidade que os usuários da atenção básica dão a esta medida bem como os fatores (drivers) e barreiras associados ao seu uso. Tais elementos compõem, em conjunto, o Modelo de crenças em saúde- modelo amplamente utilizado para avaliação dos fatores relacionados à incorporação de um novo hábito em saúde. OBJETIVOS: Identificar que fatores individuais estão relacionados ao uso de máscara como estratégia preventiva bem como a credibilidade atribuída a esta medida entre os usuários da atenção básica, sob a ótica do Modelo de crenças em saúde – Health belief modelMETODOLOGIA: Esta pesquisa é braço de um estudo nacional multicêntrico intitulado: “Prevenção e controle do COVID-19: Estudo Multicêntrico sobre a percepção e práticas no cotidiano das orientações médico-científicas pela população dos territórios de abrangência da Atenção Primária à Saúde” . Trata-se de um estudo quanti-qualitativo nacional desenvolvido em 2 etapas: questionário autoaplicado e entrevistas com questionário semi-estruturado, respectivamente. No presente estudo serão analisados transversalmente por abordagem quantitativa todos os questionários respondidos em quatro cidades do Piauí,  na primeira fase do estudo nacional, totalizando 303 questionários. Serão analisados: Informações sociodemográficas, adesão ao uso da máscara, universo informacional dos usuários, percepção de susceptibilidade de adoecimento pela COVID, percepção da severidade da doença e percepção de benefício da medida preventiva (eficácia conferida às máscaras). Subgrupos de análise serão criados para análise estatística descritiva com software SPSS® for Windows. Serão realizadas comparações de médias entre grupos além de pesquisa de associação de variáveis através dos testes “t” de Student e análise de covariância. Os resultados desta pesquisa trarão informações úteis para entendimento dos preditores do uso de máscaras em pandemias no nosso meio, subsidiando dados para campanhas de saúde voltadas ao tema. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2059377 - FABIO SOLON TAJRA
Interno - 2140658 - FRANCISCO JANDER DE SOUSA NOGUEIRA
Externo ao Programa - 1992949 - GIULIANO DA PAZ OLIVEIRA
Presidente - 2140796 - JOAO MARIA CORREA FILHO
Notícia cadastrada em: 27/10/2021 15:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 05:53