• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ABDIAS CARDOSO RABÊLO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ABDIAS CARDOSO RABÊLO NETO
DATA: 11/07/2016
HORA: 08:30
LOCAL: Sala do Mestrado/ CMRV
TÍTULO:

Associação dos polimorfismos dos genes SLC30A8 e KCNQ1 com a susceptibilidade ao Diabetes Mellitus tipo 2


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes Mellitus tipo 2. Polimorfismos. Transporte de Zinco. Canal de Potássio Dependente de Voltagem.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O diabetes mellitus (DM) é uma importante causa de morbidade e mortalidade atual. Sua patologia se dá pelo aumento na concentração de glicose no sangue devido à deficiência na produção de insulina, e sua etiologia é influenciada tanto por fatores ambientais quanto genéticos. Dentre os tipos de DM, a mais comum é o diabetes mellitus tipo 2 (DM2) representando cerca de 90% dos acometidos. Uma melhor compreensão sobre os fatores genéticos envolvidos na susceptibilidade da doença tem sido o objetivo de várias pesquisas nos últimos anos e tem permitido a descoberta de potenciais marcadores genéticos, como os polimorfismos SLC30A8 Arg325Trp (rs13266634) e KCNQ1 C>T (rs2237892), ambos associados com as etapas para a secreção de insulina e, consequentemente, com o risco em desenvolver o DM2. Este estudo tem como objetivo analisar o efeito desses polimorfismos com a susceptibilidade ao DM2 em uma população piauiense, e associar suas frequências genotípicas e alélicas com as variáveis clínicas desses indivíduos. Será realizado um estudo caso-controle com 400 pacientes diagnosticados com DM2, atendidos no Programa de Saúde da Família (PSF) e 400 indivíduos sem DM2 (controles). O DNA será obtido a partir de leucócitos de sangue periférico, utilizando-se o kit Wizard® Genomic DNA Purification (Promega USA). A análise dos polimorfismos será realizada pela técnica de reação em cadeia da polimerase e subsequente digestão enzimática (PCR-RFLP). Os genótipos serão identificados após corrida eletroforética em gel de poliacrilamida 8% seguido por coloração com nitrato de prata. Para comparar a distribuição dos polimorfismos entre os grupos caso e controle e entre as variáveis clínicas dos pacientes, será utilizado o teste do Qui-Quadrado ou, quando necessário, o teste Exato de Fisher. O teste t será empregado para comparar as variáveis clínicas entre os grupos analisados. A análise dos dados será realizada utilizando o programa estatístico SPSS com significância estatística estabelecida em p<0,05. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1553556 - FABIO JOSE NASCIMENTO MOTTA
Presidente - 1551972 - FRANCE KEIKO NASCIMENTO YOSHIOKA
Interno - 1551921 - GIOVANNY REBOUCAS PINTO
Notícia cadastrada em: 01/07/2016 10:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 09/12/2024 13:53