Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS FERREIRA DE ABREU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO CARLOS FERREIRA DE ABREU
DATA: 28/02/2014
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO:

Implementação de um espectrômetro de Lente Térmica e aplicações na caracterização dos biodieseis de babaçu e oleato de metila.


PALAVRAS-CHAVES:

Espectroscopia de lente térmica, difusividade térmica, oleato de metila, biodiesel de babaçu.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
RESUMO:

Neste trabalho, aplicamos a espectroscopia de lente térmica no modo descasado para caracterizarmos o comportamento fototérmico de biocombustíveis através da determinação das difusividades térmicas do biodiesel de babaçu e do oleato de metila, bem como a variação do parâmetro θ (que está relacionado com a diferença de fase do feixe de prova) e do tempo característico tc variando os diversos parâmetros que interferem no processo, como a potência do feixe laser de excitação, a temperatura inicial e a composição da amostra. Atestamos o aparato experimental pela verificação da difusividade térmica de materiais cujos valores são conhecidos na literatura. Os resultados mostraram uma diminuição da difusividade térmica com o aumento da temperatura ambiente inicial, sendo mais intensa para a amostra de oleato de metila do que no biodiesel de babaçu. Variando a potência do laser de bombeio, confirmamos o modelo teórico de Shen, válido para baixas absorções. Na parte final de nosso trabalho, aplicamos a técnica espectroscopia de lente térmica para certificação da qualidade dos biodieseis realizando medidas de difusividade térmicas das misturas óleo/biodiesel, onde o óleo foi definido como o contaminante do biodiesel. Resultados mostraram que o acréscimo de 2,5% de ácido oleico no volume de oleato de metila altera a difusividade térmica em 4,8%. Para um acréscimo de 5,0% de ácido oleico no volume, esta alteração foi de 15,0%. Já no caso da adição de 5,0% de óleo de coco babaçu em biodiesel de babaçu, pudemos observar uma mudança na difusividade do biodiesel de babaçu em 13,1%. Esperamos, portanto, que esse estudo venha a contribuir para a caracterização fototérmica de biocombustíveis e na melhoria e análise de sua qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1568901 - HEURISON DE SOUSA E SILVA
Interno - 1714296 - MARIA LETICIA VEGA
Notícia cadastrada em: 13/02/2014 18:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 25/04/2024 20:17