• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO AMPARO DE MOURA MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO AMPARO DE MOURA MACEDO
DATA: 03/07/2015
HORA: 10:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO TROPEN/UFPI
TÍTULO:

 

ORGANISMOS ZOOSPÓRICOS E A SUSTENTABILIDADE NO ASSENTAMENTO MUTUM, DEMERVAL LOBÃO- PIAUÍ.


PALAVRAS-CHAVES:

 Oomycota; Diversidade; Fitopatógenos; Recursos Hídricos.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Um estudo da diversidade de organismos zoospóricos, foi realizado no riacho Mutum, Demerval Lobão, Piauí. Objetivou-se fazer um levantamento de organismos zoospóricos do Filo Oomycota presentes no riacho Mutum, contribuindo para o conhecimento da diversidade e distribuição geográfica desses organismos e destacando aqueles com potencial fitopatogênico oferecendo à comunidade científica e aos moradores do assentamento Mutum informações quanto à existência desses organismos e os riscos às culturas irrigadas locais, alertando sobre a importância da preservação e conservação de recursos hídricos. Os métodos utilizados levaram em consideração a aplicação de questionários com os moradores do assentamento Mutum para levantamento de dados socioeconômicos. Utilizou-se o método de isolamento múltiplo para a identificação e classificação dos organismos zoospóricos. Com o método de isolamento foi possível identificar 16 táxons desses organismos pertencentes ao Filo Oomycota em cinco coletas representados por quatro famílias: Pythiaceae, Pythiogetonaceae, Leptolegniaceae, Saprolegniaceae. Duas espécies foram relatadas como primeira citação para o Brasil: Brevilegnia longicaulis Johnson e Saprolegnia luxurians Bhargava et Srivastava.  A espécie Globisporangium perplexum (H.Kouyeas & Theoh) e Globisporangium mamilatum (Meurs) pela literatura especializada são relatadas como fitopatógenos em culturas de interesse econômico. Desses táxons, o de maior ocorrência foi Pythiogeton ramosum com 100% de frequência seguido por Achlya proliferóides e Pythiogeton uniforme ambos com 75% de ocorrência.  Com isso, esse estudo foi realizado no sentido de contribuir com o desenvolvimento e a sustentabilidade no assentamento Mutum colaborando com o conhecimento da biodiversidade de oomicetos, para o Brasil e para o Piauí.

 

 

Palavra chave: Oomycota; Diversidade; Fitopatógenos; Recursos Hídricos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423426 - JOSE DE RIBAMAR DE SOUSA ROCHA
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA PIRES - UESPI
Interno - 1167785 - ROSELI FARIAS MELO DE BARROS
Notícia cadastrada em: 23/06/2015 15:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 03/12/2024 13:40