Banca de DEFESA: RAQUEL KAROLINE CARVALHO DE SOUSA

DATA: 09/08/2016
LOCAL: Auditório Tropen
TÍTULO:

DIAGNÓSTICO DA GESTÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ COM ÊNFASE NO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTAVÉL

PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Sustentável. Plano de Logística Sustentável. Gestão Universitária.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental têm sido discutidos em diversas esferas da sociedade, dentre as quais na gestão de organizações, e ganho cada vez mais espaço na gestão pública. O Governo Federal tem implantado e exigido de suas empresas várias práticas de gestão ambientalmente corretas, sendo que as universidades públicas necessitam, por força de sua complexidade administrativa e social, servir de exemplo às outras instituições neste aspecto. A problemática envolvida nesta pesquisa foi de Diagnosticar a Gestão Ambiental da Universidade Federal do Piauí com ênfase no Plano de Gestão de Logística Sustentável, que foi criado através da instrução IN 10 do MPOG de 12/11/2012 que normatizou o Decreto 7.746, sendo um regulamento criado e exigido pelo governo federal que tem o objetivo a inserção de ferramentas e cultura institucionais baseadas no desenvolvimento ambiental sustentável. Os objetivos específicos foram: 1). Verificar a existência de políticas de gestão ambiental na Universidade Federal do Piauí; 2) identificar as atitudes ambientais praticadas pela UFPI; 3) Mapear os Planos de Gestão de |Logística Sustentável das Universidades Federais do Nordeste; 4). Recomendar ações para implantação do PLS na UFPI. Este foi um estudo documental e descritivo. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada em três etapas: A primeira constitui uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o tema estudado, a segunda foi a Mapeamento dos Planos de Gestão de Logística Sustentável das Universidades Federais do Nordeste, com este estudo foi verificado diferenciações nas formatações, estruturações e nos modelos utilizados, nos PLS encontrados e falta de algumas estruturas obrigatórias. A terceira etapa foi o Diagnóstico da Gestão Ambiental na Universidade Federal do Piauí com ênfase no Plano de Gestão de Logística Sustentável, no qual foi possível confirmar que está IES não tem o PLS e que possui, pequenas ações de gestão ambiental, mas ainda muito incipientes como a coleta de lixo seletiva, redução de impressoras e consumo de toner e algumas atividades relacionadas a qualidade de vida no ambiente de trabalho com a realização de ginástica laboral para seus servidores e curso de capacitações.

Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 1776339 - FRANCISCO FRANCIELLE PINHEIRO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1787957 - EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
Externo à Instituição - HELANO DIOGENES PINHEIRO - UESPI