Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFERSON SOUSA ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFERSON SOUSA ALENCAR
DATA: 17/06/2020
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: Valorização das aves: Do papel ecológico a educação ambiental
PALAVRAS-CHAVES: Conservação, Aves, Pensamento crítico, Ensino Fundamental e Zoobotânico
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

As aves apresentam elevadas taxas de extinção na natureza, apesar da sua grande relevância ecológica. Desta forma, é importante a sensibilização de toda a comunidade para os problemas da caça predatória e da manutenção de animais em cativeiro. Objetivou-se analisar metodologias para estimular a valorização das aves no Parque Zoobotânico de Teresina. Aplicamos um questionário inicial com o intuito de verificar o pré-conhecimento dos alunos de 7ª ano da Escola Municipal Professor Paulo Nunes, envolvendo temas relacionados às condições dos recintos e o bem estar animal com questões objetivas e subjetivas. Os dados foram categorizados e analisados por meio de análise temática (AT). Após a aplicação do questionário realizaremos uma palestra e discussão com os (as) alunos (as), abrangendo aspectos sobre zoológicos/zoobotânicos e sua história, sua função, animais, atividades desenvolvidas, o enriquecimento ambiental, a biologia das aves, algumas espécies de aves, sendo este o instrumento aglutinador de todas as demais ações do projeto, será utilizado fotos em diversas fases da vida das aves e em várias atividades em simultaneidade com o tráfico desses animais silvestres. A fim de promover o pensamento crítico será realizado um projeto socioambiental com os adolescentes desenvolvido no zoológico, será uma visita com intuito de verificar se as condições dos recintos e o bem estar animal estão adequadas para as aves, baseado nas categorias: o papel ambiental das aves, zoológico/conservação, biodiversidade e tráfico de animais silvestres. Os (As) alunos (as) serão convidados a averiguar um roteiro de observação onde serão pontuadas as categorias de enriquecimento ambiental (o papel ambiental das aves, zoológico/conservação, biodiversidade e tráfico de animais silvestres). Objetivando-se visar o bem-estar dos animais, proporcionando recintos mais ricos em estímulos e diversificação na sua rotina, posteriormente farão suas próprias considerações em relação às condições dos recintos e o bem - estar animal. Essas considerações serão pontuadas no próprio roteiro que será fornecido a cada aluno (a), o estudante irá responder se concorda ou não com a melhoria proposta de enriquecimento ambiental em um respectivo recinto e posteriormente escreverá sua opinião sobre o assunto. Ainda no espaço do zoobotânico será realizado um grupo de discussão para que seja possível compartilhar diferentes pensamentos relacionados às melhorias de enriquecimento ambiental dos recintos das aves por parte dos alunos. Um segundo questionário será aplicado envolvendo todos os temas descritos na palestra e apresentado aos alunos (as) durante a visita ao zoobotânico. Esse segundo questionário terá finalidade de verificar o pós-conhecimento dos alunos após as intervenções até então descritas. Finalmente será solicitado que cada estudante realize um desenho individual, abordando sua experiência com todo o projeto desenvolvido.  De um meio ambiente preservado ou não preservado, à sua escolha. A leitura dos desenhos será realizada de maneira denotativa e conotativa, baseado nas categorias elaboradas de acordo com os elementos sugeridos nos desenhos voltados para o meio ambiente. Diante do exposto pretende-se sensibilizar estudantes para problemáticas que auferem diretamente as aves, verificando a eficiência das mesmas e promoção do pensamento crítico por parte dos alunos.

Presidente - 1670535 - CLARISSA GOMES REIS LOPES
Interno - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo à Instituição - FÁBIO JOSÉ VIEIRA - UESPI
Interno - 423289 - JOAO BATISTA LOPES