Banca de DEFESA: IRENE SUELEN DE ARAUJO GOMES

DISCENTE: IRENE SUELEN DE ARAUJO GOMES
DATA: 15/06/2021
LOCAL: meet.google.com/ijc-qzhx-ase
TÍTULO: COMPOSIÇÃO DA AVIFAUNA E A PERCEPÇÃO ETNOORNITOLÓGICA DOS CONDUTORES DE TURISMO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA - CE
PALAVRAS-CHAVES: Unidades de Conservação; Biodiversidade; Ecoturismo
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

O Brasil ocupa um título mundial de país megadiverso, com notoriedade na área da biodiversidade o que traz consigo uma grande responsabilidade para conservação. Com o intuito de preservação da biodiversidade, as Unidades de Conservação (UCs) são atuantes nessa missão. Os Parques Nacionais são UCs responsáveis pelo compromisso de motivar pessoas para questões ambientais, monitorar e conservar o meio ambiente. A pesquisa foi realizada no Parque Nacional de Ubajara (PNU), onde se encontra um cenário único com áreas de vegetação típica de mata úmida e seca. Nesse contexto, objetivou-se identificar os atrativos ecoturísticos do Parque através do uso de dados georreferenciados; classificar dados por meio do levantamento da avifauna sobre as 60 espécies mais abundantes em um aplicativo de acesso para condutores, turistas e funcionários e registrar o conhecimento dos condutores de turismo do PNU, acerca da diversidade e conservação das aves locais. A área do PNU está localizada na Serra da Ibiapaba, envolvendo os municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, no estado do Ceará. Acerca dos dados georreferenciados, seguiram a sequência de escolha, aquisição, processamento digital, classificação, interpretação e geração de mapas. Para o levantamento da avifauna, a metodologia utilizada foi a de delimitação de pontos de escuta, através de registros auditivos e visuais. Os dados obtidos junto aos condutores de turismo da UC são quali-quantitativos, coletados através de diálogos informais e entrevistas semiestruturadas. Com a pesquisa enviada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI/Campus Ministro Petrônio Portella (CAAE 23741019.3.0000.5214). Os resultados dos dados de Sensoriamento Remoto mostraram, através da identificação e a quantificação, que as variações na temperatura da superfície terrestre estão diretamente relacionadas com as dissemelhantes paisagens na cobertura e uso da terra. Através do levantamento da avifauna, foram analisadas as 60 espécies mais frequentes, com dados avaliados de acordo com a abundância, distribuição no Brasil, guildas, status e risco, que serão organizados em um aplicativo para android. Mediante os resultados obtidos com a pesquisa, identifica-se a área do PNU como um local de relevante importância para o conhecimento e conservação da biodiversidade, com possibilidades de práticas ecoturísticas já presentes e desenvolvimento de outras, como a observação de aves, que alia lazer com conservação.

Presidente - 1653145 - ANDERSON GUZZI
Interno - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo à Instituição - JOSE PEDRO DA ROS - UFPR
Externo à Instituição - FILIPE AUGUSTO GONÇALVES DE MELO - UESPI