Banca de DEFESA: JÉSSICA ALVES DA SILVA

DISCENTE: JÉSSICA ALVES DA SILVA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: meet.google.com/uos-hbti-vtp
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CONSERVAÇÃO DO DELTA DO PARNAÍBA: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DE ILHA GRANDE, PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Educação formal. Meio Ambiente. APA. Água.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

A educação ambiental voltada para a conservação dos recursos hídricos pode ser uma importante instrutora no processo de sensibilização ecológica. A inclusão da sociedade no esforço de proteção dessas áreas pode trazer sobre elas um novo olhar, passando-se a valorizá-los como necessários e vitais para existência dos seres vivos. Neste sentido, um ambiente que promove a aprendizagem social é a escola, a educação ambiental permite eliminar fronteiras entre a população local e o espaço formal, ao tomar como eixo a realidade cotidiana. A escolha e seleção de temáticas ambientais e as identidades dos sujeitos locais envolvidos são componentes pedagógicos fundamentais na construção de práticas educativas e criação de situações de aprendizagens calcadas na experiência e na vivência, principalmente em escolas próximas às Unidades de Conservação. A escola é uma instituição social com poder e possibilidade de intervenção na realidade e que, por este motivo, deve estar conectada com as questões mais amplas da sociedade, como as UCs, incorporando-as à sua prática. A temática da água abre infinitas possibilidades de debate no contexto escolar, tendo como ponto de partida o Brasil, no qual apresenta em sua extensão territorial inúmeros recursos hídricos de fundamental importância para todo o planeta, como o Delta do Parnaíba. A região deltaica possui uma zona costeira constituída por um aporte de grandes quantidades de água doce, provenientes de extensos rios e igarapés. No estado do Piauí, o munícipio de Ilha Grande é um dos portais de entrada para o Delta do Parnaíba através do Porto dos Tatus, localizado às margens do rio de mesmo nome, que fornece o abastecimento de água para o munícipio, e promove o turismo, a pesca, dentre outras atividades na região. O trabalho em questão tem como objetivo principal analisar como o Delta do Parnaíba é apresentado no contexto formal nas escolas de Ilha Grande. Em relação aos objetivos classifica-se como do tipo qualitativo e, para isso, foram aplicadas entrevistas telefônicas e presenciais com os professores das escolas, com o objetivo de investigar as práticas educativas de EA desenvolvidas sob o contexto local do Delta do Parnaíba e identificar suas percepções sobre o meio. Como procedimento metodológico foi utilizado à pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, exploratória e documental. A pesquisa exploratória teve como objetivo descrever os projetos desenvolvidos nas escolas por ONGs e instituições públicas dentre eles o “Projeto Pedagógico da Zona Costeira e Marinha do Brasil”, “APA Viva” e o projeto “Educação, água e cidadania”, voltadas para EA para conservação do Delta do Parnaíba. Entende-se que a aproximação da escola com assuntos relacionados ao Delta do Parnaíba é necessária para sensibilização ecológica de alunos e professores.

Presidente - 2129289 - MARCIA LEILA DE CASTRO PEREIRA
Interno - 1984821 - PATRICIA MARIA MARTINS NAPOLIS
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - MAURA REJANE DE ARAÚJO MENDES - UESPI