Banca de DEFESA: LIZIO LAGUNA LOPES SOARES

DATA: 08/08/2012
LOCAL: Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Agrárias
TÍTULO:

Avaliação da resistência de genótipos de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) ao caruncho Callosobruchus maculatus (Fabr.) (COLEÓPTERA: CRYSOMELIDAE).

PALAVRAS-CHAVES:

Resitência de planta, interação inseto-planta, antibiose

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Esta pesquisa teve como objetivo a avaliação da resistência de genótipos de feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) ao ataque do caruncho (Callosobruchus maculatusFabr.). O feijão-caupi representa uma fonte de alimento estratégica pelos altos teores de proteínas, carboidratos e de sais minerais e adaptação às condições adversas ambientais. O experimento foi conduzido na Universidade Federal do Piauí e na Embrapa Meio-norte. Foram testadas cultivares crioulas oriundas das microrregiões do Estado do Rio Grande do Norte: Quarentinha, Riso do Ouro V. Rocha, Manteiga, Branco, Da Joana, Riso do Ano Zé Vieira, Chico Carneiro Tordinho, Chico Joaquim, Branco/Dorminhoco, Manteiguinha, Quarenta e Cinco Dias, Costela de Vaca, Sempre Verde, Chifre de Carneiro, Boa Saúde de Minoco, Cituba, Lizão, Macassa, Canapum, Dorminhoco, João Viena, Vermelho, Pazão, Lizão Carioquinha ou Lizão, João Vieira, Pau Ferro, Campina ou Chico Joaquim e Dorminhoco Chico Joaquim; cultivares comerciais melhoradas: BRS-Itaim, BR-17-Gurguéia, BRS-Guariba e Vita-3; linhagens resistentes (controles): IT81-D-1053, IT81-D-1045-SE e IT8-D-1045-SP. O experimento consistiu de ensaios: Ensaio-1 (screening) com setenta e seis tratamentos e três repetições e Ensaio-2 com vinte e três tratamentos, selecionados do Ensaio-1, com seis repetições. O delineamento estatístico foi o Inteiramente Casualizado; parcelas de 10g de sementes com dez insetos e teste sem chance de escolha. No Ensaio-1 testaram-se os caracteres oviposição, percentual de ovos que originaram adultos, peso seco médio do inseto e ciclo biológico. No Ensaio-2, as variáveis foram: oviposição, insetos emergidos, longevidade, peso seco médio do inseto e ciclo biológico. Para a comparação das médias utilizou-se o teste Skott-Knott em nível de 5% de probabilidade. Buscou-se priorizar variáveis que manifestassem resistência por antibiose ao C. maculatus. As linhagens controles IT81-D-1053, IT81-D-1045-SE e IT81-D-1045-SP apresentaram resistência por antibiose; as cultivares AM-63-3-Lizão Carioquinha ou Lizão e AM-1-2-Quarentinha destacaram-se dentre as cultivares crioulas em antibiose; a cultivar melhorada BRS-Itaim teve menor oviposição. As cultivares crioulas e melhoradas apresentaram baixas resistências ao C. maculatus.

Presidente - 1188870 - LUCIA DA SILVA FONTES
Externo ao Programa - 045.084.913-91 - FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO - EMBRAPA
Externo ao Programa - 096.248.133-53 - PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA - USP
Externo à Instituição - MARIA TERESA DO RÊGO LOPES - EMBRAPA