Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO NUNES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO NUNES DO NASCIMENTO
DATA: 03/02/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS
TÍTULO: RENDIMENTO E QUALIDADE DA CANA-DE-AÇÚCAR SOB NÍVEIS DE N E K2O VIA SOLO E FERTIRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO SUBSUPERFICIAL
PALAVRAS-CHAVES: Brix. Irrigação. Adubação nitrogenada.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A cana-de-açúcar, Saccharum officinarum (L.), é uma gramínea que possui em seu contexto histórico uma grande importância mundial devido sua utilização para a produção do açúcar. Em um cenário atual, com a necessidade em se utilizar combustíveis menos agressivos ao meio ambiente, o etanol vem se destacando como um substituto direto para os combustíveis fósseis. A irrigação por gotejamento em cana-de-açúcar é uma revolução na tecnologia de produção dessa cultura por aumentar a produtividade e elevar a longevidade do canavial. A fertirrigação com nitrogênio e potássio torna-se uma prática cada vez mais pertinente para suprir as condições hídricas e exigências nutricionais da cana-de-açúcar. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a produtividade de colmos, os parâmetros tecnológicos de qualidade, a produtividade de açúcar e álcool em resposta a níveis de N e K2O sob fertirrigação por gotejamento subsuperficial e adubação tradicional via solo. Na colheita foram determinados os atributos tecnológicos (sólidos solúveis totais (Brix%), teor de fibra (%), teor de pureza (PZA%), percentagem de sacarose aparente no caldo (POL%CALDO) e percentagem de sacarose aparente na cana (POL%CANA)), rendimento de colmos (TCH, Mg ha-1), rendimento bruto de açúcar (RBAÇ, Mg h-1) e de álcool (RBA, m3 ha-1). O experimento foi conduzido em uma área experimental da Embrapa Meio-Norte e a cultivar utilizada foi a RB92579, recomendada para cultivo sob regime irrigado e com área de cultivo representativa na microrregião de Teresina-PI. Os tratamentos a serem avaliados foram estabelecidos através de um conjunto de combinações de N e K2O. O ensaio foi estruturado em um delineamento dispostos em blocos casualizados com quatro repetições. Os dados de produtividade de colmo, açúcar e álcool e de qualidade tecnológica do caldo da cana-de-açúcar foram submetidos à análise de variância com uso do programa estatístico SAS (SAS Institute, 2000). A máxima produtividade de colmos (217,5 Mg ha-1) é obtida com aplicação de 180 kg ha-1 de N e 60 kg ha-1 de K2O. O rendimento de açúcar e álcool eleva-se com níveis de adubação nitrogenada acima de 120 kg ha-1. As doses de nitrogênio e potássio não alteram as características tecnológicas de qualidade da cana: Brix, POLcaldo, pureza, fibra e POLcana. Os níveis 80N80K;160N160K; 60N120K; 120N180K e 120N120K aplicados via solo não apresentaram efeitos significativos para rendimento e qualidade da cana-de-açúcar, quando comparados aos aplicados por fertirrigação.

Presidente - 304.796.653-20 - ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR - EMBRAPA
Interno - 429.157.593-91 - EDSON ALVES BASTOS - EMBRAPA
Interno - 1553560 - FRANCISCO DE ALCANTARA NETO
Externo à Instituição - WADY LIMA CASTRO JÚNIOR - IFMA