Banca de QUALIFICAÇÃO: DELANIO BRASIL DE SIQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DELANIO BRASIL DE SIQUEIRA
DATA: 15/02/2019
LOCAL: NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS-CCA/UFPI
TÍTULO: INFLUÊNCIA DO ENXOFRE SOBRE AS PROPRIEDADES QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DO SOLO E CRESCIMENTO DO FEIJÃO-CAUPI APÓS APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME COMPOSTADO
PALAVRAS-CHAVES: Vigna unguiculata, fitotoxidade, mitigação, elementos metais pesados.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A poluição por metais pesados é uma consequência do desenvolvimento tecnológico global que afeta drasticamente o meio ambiente e o reaproveitamento de áreas degradadas pode ser uma maneira de reduzir esses efeitos ao meio ambiente. O trabalho teve como objetivo verificar a influência do enxofre sobre o pH, comunidade microbiana do solo, nodulação e massa seca das plantas de feijão caupi em solo com histórico de 9 anos de aplicações sucessivas de lodo de curtume compostado. O experimento foi realizado na Universidade Federal do Piauí em 60 vazos semeados com Vigna unguiculata BRS Tumucumaque. O Delineamento utilizado foi em blocos ao acaso (DBC), no esquema fatorial de cinco doses de lodo de curtume compostado (LCC), 0; 2,5; 5; 10; 20 Mg.ha-¹ contra 2 doses de enxofre elementar, 010, Kg.ha-¹. Foram avaliadas a massa seca da parte aérea da planta, massa seca da raiz, número de nódulos, massa seca dos nódulos, carbono da biomassa microbiana do solo, carbono orgânico total, quociente metabólico e pH do solo. Foi observado que a dose 2,5 Mg/ha j aproporcionava melhoria para o pH, nodulação e massa da planta ao se adicionar 10kg/ha de enxofre elementar. Houve interação entre S e LCC o que demonstra que o enxofre afeta sim a planta quando adubada com LCC, sendo a melhor escolha junto a dose de 10 kg/ha a dose de 2,5 Mg/ha ja que a partir da 3 dosagem (10Mh/ha) tendência observada era ficar mais negativa, ou seja, afetar a microbiota do solo e a raiz das plantas.

Presidente - 2476126 - ADEMIR SERGIO FERREIRA DE ARAUJO
Interno - 626.068.833-49 - JADSON EMANUEL LOPES ANTUNES - UFPI
Interno - 2115817 - RICARDO SILVA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 05/02/2019 17:20