Banca de DEFESA: DELANIO BRASIL DE SIQUEIRA

DISCENTE: DELANIO BRASIL DE SIQUEIRA
DATA: 30/04/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS-CCA/UFPI
TÍTULO: INFLUÊNCIA DO ENXOFRE SOBRE AS PROPRIEDADES QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DO SOLO E CRESCIMENTO DO FEIJÃO-CAUPI APÓS APLICAÇÃO DE LODO DE CURTUME COMPOSTADO
PALAVRAS-CHAVES: Vigna unguiculata, fitotoxidade, mitigação, metais pesados.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A poluição por metais pesados é uma consequência do desenvolvimento tecnológico global e o reaproveitamento de áreas degradadas é uma alternativa para reduzir toxidez em plantas devido a altos teores de metais tóxicos adicionados por meio de despejo de resíduos industriais ao solo. O trabalho teve como objetivo verificar se o enxofre (S) reduz os teores de magnésio no solo e eleva os teores de cálcio, reduz a alcalinização do pH e o carbono microbiano do solo,aumenta a nodulação e massa seca das plantas de feijão-caupi em solo com histórico de 9 anos de aplicações sucessivas de lodo de curtume compostado (LCC). O experimento foi realizado na Universidade Federal do Piauí em 30 vazos semeados com Vigna unguiculata BRS Tumucumaque. Utilizou-se o delineamento em blocos casualisados em esquema fatorial duplo com cinco doses de lodo de curtume compostado (LCC), 0; 2,5; 5; 10; 20 Mg.ha-¹ e 2 doses de enxofre elementar (S) 0 e 10Kg.ha-¹. Foram avaliados os níveis de massa seca da raiz (MSR), massa seca da raiz (MSR), massa seca dos nódulos por planta (MSN) e massa relativa do nódulo (MRN), plantas de caupi, carbono orgânico total (COT), carbono da biomassa microbiana (CBM), micróbio do quociente (qMIC), potencial de acidez, pH fazem solo e teores de sulfatos (S-SO42-) nehum solo e na planta. O enxofre influencia o desenvolvimento de plantas de feijão-caupi, ao interagir com as doses de LCC, promovendo aumento de massa seca da parte aérea, número de nódulos, e redução da alcalinização do solo provocada pelo LCC. No entanto, uma intereação dentre LCC e S reduziu a MSR e o CBM, afetando consequentemente a RPR das plantas de feijão-caupi e o qMIC do solo.

Presidente - 2476126 - ADEMIR SERGIO FERREIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - ANA ROBERTA LIMA DE MIRANDA - IFMA
Interno - 626.068.833-49 - JADSON EMANUEL LOPES ANTUNES - UFPI
Externo ao Programa - 2115817 - RICARDO SILVA DE SOUSA