Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL DA COSTA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL DA COSTA ALMEIDA
DATA: 31/01/2020
HORA: 14:30
LOCAL: NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS-CCA/UFPI
TÍTULO: Estabelecimento da coleção nuclear de feijão-fava do Banco de Germoplasma de Phaseolus da UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Caracterização de germoplasma, recursos genéticos, métodos multivariados, inteligência computacional, coleção nuclear.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O feijão-fava (Phaseolus lunatus L.) é uma importante espécie da família Fabaceae, que possui ampla distribuição mundial. Existe uma grande preocupação com a conservação dos recursos genéticos da cultura, o que mostra a importância dos Bancos de Germoplasma. As coleções de germoplasma ex situ aumentaram enormemente em número e tamanho, entretanto, não foi acompanhado por uma intensidade de uso equivalente, o que complica a caracterização, avaliação, utilização e manutenção do germoplasma conservado. Esse fenômeno foi observado no Banco Ativo de Germoplasma de Phaseolus da Universidade Federal do Piauí (BGP/UFPI) que possui mais de 1300 acessos provenientes de vários estados do Brasil e de outros países. Assim, objetivou-se caracterizar a diversidade genética de acessos de feijão-fava do BGP/UFPI, coletados em diversos países, mediante o uso de técnicas multivariadas, com base em caracteres morfoagronômicos. Testar o uso da árvore de decisão (AD) na classificação do feijão-fava nos centros de domesticação. Além, de estabelecer uma coleção nuclear (CN) dos acessos de feijão-fava do BGP/UFPI para estimular o seu uso. Foram realizadas análises de correlações fenotípicas, análise de componentes principais, agrupamento e análise discriminante. Para testar o uso da AD na classificação dos acessos de feijão-fava foi feito a comparação entre duas abordagens, estatística convencional e a inteligência computacional. No estabelecimento da CN foi utilizado duas estratégias de amostragem, proporcional (P) e logarítmica (L), baseado nos caracteres fenotípicos, já a comparação entre elas foi feita por meio de microssatélites nucleares (ncSSRs). Foi constatado uma grande variabilidade genética entre os acessos de feijão-fava do BGP/UFPI, coletados nos diversos países. Os acessos que têm como país de origem o Brasil apresentaram características típicas do pool genético andino e mesoamericano. Indicando o Brasil como um centro de diversidade da cultura. Classificadores baseado em inteligência artificial constituem-se alternativas importantes em estudos que visam a discriminação de populações, logo, o uso da árvore de decisão na classificação do feijão-fava nos centros de domesticação e estado biológico da cultura se mostrou eficiente. A coleção nuclear logarítmica mostrou-se mais adequada para fins de conservação, sendo composta por 79 acessos. Estes resultados serão importantes para a utilização e manutenção dos acessos conservados no BGP/UFPI. Além de servir de base para programas de melhoramento genético da cultura e instigar o uso da inteligência computacional na espécie, já que ainda são incipientes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1342714 - ANGELA CELIS DE ALMEIDA LOPES
Externo à Instituição - FRANCIELLE ALLINE MARTINS - UESPI
Externo ao Programa - 018.422.033-55 - LEONARDO CASTELO BRANCO CARVALHO - UFPI
Presidente - 423361 - REGINA LUCIA FERREIRA GOMES
Notícia cadastrada em: 20/01/2020 10:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 01:48