Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDYANNE DO NASCIMENTO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDYANNE DO NASCIMENTO COSTA
DATA: 30/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Modo Remoto. Link a ser definido.
TÍTULO: Eficiência simbiótica de isolados de rizóbios fixadores de nitrogênio e suas respostas na produtividade do feijão-fava nos estados do PI e CE.
PALAVRAS-CHAVES: Phaseolus lunatus, inoculação e fixação biológica de nitrogênio
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O feijão-fava (Phaseolus lunatus) é uma leguminosa de grande importância nos estados do Nordeste Brasileiro. É considerada uma fonte de proteína e geração de renda para os agricultores familiares. A simbiose dessa hospedeira com bactérias fixadoras de nitrogênio pode proporcionar aumentos significativos na nodulação, eficiência da fixação de nitrogênio, crescimento da planta e consequentemente aumento da produtividade da cultura. Contudo, existe a necessidade de avaliar a influência que os isolados de rizóbios exercem em diferentes genótipos e ambientes de cultivo dessa leguminosa. A inoculação de diferentes isolados de rizóbios e sua comparação com estirpes de referência e tratamentos controle, foi avaliado por meio de alguns parâmetros, com o intuito de selecionar os melhores isolados para testar em campo as suas respostas ao efeito ambiental na produtividade do feijão-fava e possível recomendação como inoculante rizobiano para uso por agricultores familiares. Inicialmente foram selecionados 5 isolados de rizóbios (UFPI-18, UFPI-32, UFPI-38, UFPI-50 e UFPI- 59). Esses isolados foram comparados a uma estirpe referência (CIAT 899), e dois controles ( Com N e Sem N). As sementes grandes proporcionaram maior nodulação, crescimento das plantas e eficiência na fixação de nitrogênio quando comparadas as sementes pequenas. O isolado UFPI-59 proporcionou os maiores valores de peso seco da parte aérea e da raiz. O isolado UFPI-32 promoveu os maiores números de nódulos, enquanto o UFPI-59 apresentou maiores valores de peso seco dos nódulos. Os isoladosUFPI-38 e UFPI-59 promoveram o maior acúmulo de N. No entanto, o UFPI- 38 apresentou a maior eficácia quando inoculado em sementes grandes e sementes pequenas. Desta forma, o estudo mostrou que o tamanho das sementes realmente influencia o crescimento, a nodulação e a fixação biológica do feijão-fava. A partir disso, foram selecionados os 3 melhores isolados de rizóbios para avaliação do comportamento em campo em condições ambientais diferentes no estado do Pi e Ce. Os parâmetros de nodulação, acúmulo de N e produção variaram entre tratamentos e locais. As biomassa de nódulos foram maiores nas UFPI59 e UFPI32 (Piauí) e CIAT899 e UFPI32 (Ceará). Os maiores valores de tamanho dos nódulos foram encontrados nos tratamentos UFPI59 nos dois locais. O feijão-fava apresentou os maiores valores de folha N na UFPI59 e CIAT899. Os maiores valores de produtividade de grãos foram encontrados no tratamento UFPI59 em comparação ao CIAT899 e aos controles. Os resultados confirmaram o potencial do UFPI59 na promoção da nodulação, acúmulo de N, crescimento de plantas e produção de feijão-fava nos dois locais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2476126 - ADEMIR SERGIO FERREIRA DE ARAUJO
Interno - 1342714 - ANGELA CELIS DE ALMEIDA LOPES
Interno - 626.068.833-49 - JADSON EMANUEL LOPES ANTUNES - UFPI
Notícia cadastrada em: 07/07/2020 09:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 16/04/2024 07:26